Nas últimas semanas, os efeitos da crise climática ficaram ainda mais evidentes em todo o território nacional e mostraram que é urgente que medidas sejam tomadas para frear o aquecimento global e adaptar as cidades para os próximos eventos extremos inevitáveis.
LEIA TAMBÉM: Em 24h, Brasil registra quase 1.800 focos de incêndio; Lula se reúne com ministros
Te podría interesar
Por isso, as eleições municipais se tornam ainda mais importantes. As cidades têm um papel fundamental no debate sobre a crise climática. Como destacou o secretário-executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini, em entrevista à Fórum, os representantes locais têm a função de preparar e adaptar as cidades para eventos climáticos extremos.
LEIA TAMBÉM: As previsões para cidades brasileiras com planeta 3°C mais quente
Te podría interesar
Neste cenário, mais de 50 organizações da sociedade civil colocaram na rua a campanha "Vote pelo Clima", com o objetivo de reunir candidaturas municipais em torno da agenda de enfrentamento à crise climática e preservação do meio ambiente.
A plataforma, lançada no dia 3 de setembro, já possui mais de 600 candidaturas. De maneira prática, a iniciativa conecta o eleitorado a candidaturas comprometidas com a construção de políticas para enfrentar a crise climática e prevenir novos desastres. A campanha propõe incluir propostas aprofundadas e contextualizadas sobre o clima em suas agendas.
"Desastres ambientais e extremos climáticos frequentemente atraem atenção para a gestão federal, mas é a atuação dos governos municipais que impacta de forma direta e concreta na prevenção das causas e a mitigação dos efeitos da crise climática", reforça a campanha.
De acordo com a Constituição Federal, a gestão municipal é responsável pela regulamentação de questões ambientais específicas ao contexto local e pela gestão dos recursos naturais dentro de seus limites territoriais, inclusive complementando as legislações federais e estaduais.
Como utilizar a plataforma
Para conferir se seu candidato está comprometido com a pauta climática na sua cidade, basta acessar o link da plataforma e seguir os passos abaixo:
- Clique em "Buscar candidaturas";
- Selecione seu estado e município;
- Selecione o cargo de interesse (prefeito ou vereador);
- Caso prefira, é possível selecionar o partido do seu candidato;
A plataforma também permite filtrar a pesquisa por temas, como "gestão de resíduos"; "transporte e mobilidade"; "povos e comunidades tradicionais"; "educação climática"; "racismo ambiental" e outros tópicos relacionados à pauta climática.
Além disso, também é possível filtrar por tipo de mandato (individual ou coletivo) e por gênero, cor ou raça e sexualidade.
Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky