TRAGÉDIA

Ciclone extratropical: Rio Grande do Sul já registra 21 mortes

O governador tucano Eduardo Leite confirmou que, além dos seis óbitos anunciados anteriormente, mais 15 pessoas morreram no município de Muçum

O estrago no RS foi grande.Créditos: Reprodução
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

O ciclone extratropical já provocou a morte de 21 pessoas no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada, nesta terça-feira (5), pelo governador Eduardo Leite (PSDB). Santa Catarina registrou um óbito.

Até o início da tarde, seis pessoas tinham perdido a vida no RS por causa do ciclone. Porém, durante coletiva, Leite divulgou que mais 15 moradores do município de Muçum também morreram.

De acordo com a Defesa Civil estadual, o Corpo de Bombeiros encontrou os 15 corpos ao vistoriar uma residência

Mais de 85% da cidade de Muçum foi afetada pelas tempestades. Por causa do nível do rio, moradores tiveram de ser resgatados em cima de telhados. A água alagou residências, escolas, estabelecimentos comerciais e hospitais.

Por questões de segurança, a energia elétrica do município foi cortada. Também não há sinal de telefone. Muçum tem quatro acessos por estradas e todos estão interditados.

A cidade é banhada pelo Rio Taquari. A prefeitura local informou que o curso d'água subiu quase 21 metros com a passagem do ciclone extratropical, que causou temporais.

“O nível do Rio Taquari pode chegar a 24,92 metros em Muçum, segundo projeção da Defesa Civil do estado. Essa seria a maior enchente da história. Todas as famílias moradoras de áreas atingidas ou próximas a elas devem recolher seus pertences e procurar abrigo”, destacou a prefeitura.

“A gente lamenta e deixamos todo nosso abraço solidário a estas famílias. E vamos trabalhar para superar isso”, afirmou o Leite.

O tucano ressaltou, ainda, que uma mulher morreu durante operação de resgate. A corda que a segurava e a transportava para o helicóptero arrebentou. Com isso, ela e o policial caíram na água e foram levados pela correnteza.

“Um dos nossos socorristas, policial da nossa Brigada Militar, resgatava uma senhora sobre o Rio Taquari e, perto de chegar à aeronave, o cabo se rompeu. Os dois caíram no rio. Esta senhora perdeu a vida. O policial conseguiu ser socorrido e encaminhado para o hospital, com ferimentos, mas sem risco de vida. Infelizmente, em um destes esforços de resgate, aconteceu o incidente. Lamentamos profundamente”, disse o governador gaúcho.

Saldo parcial da passagem do ciclone extratropical pelo RS

Mortos: 21;

Desalojados: 2.984;

Desabrigados: 1.650;

Cidades atingidas: 66.