CLIMA

ALERTA - Ciclone extratropical atinge o Sul do país; veja áreas que podem ser afetadas

No último mês o Rio Grande do Sul viveu uma tragédia decorrente de outro ciclone e registrou alagamentos, desaparecimentos, mortes e danos na infra estrutura elétrica

Ciclone extratropical se forma na região Sul. Imagem ilustrativaCréditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

Os habitantes da região do Sul do Brasil precisam ficar atentos a partir da próxima sexta-feira (7) por conta de um ciclone extratropical que está se formando no Oceano Atlântico e pode causar estragos na região ao longo do próximo final de semana.

De acordo com o Climatempo, já nesta sexta-feira a região de Porto Alegre, o norte do Rio Grande do Sul e o litoral sul de Santa Catarina devem registrar uma diminuição nas temperaturas e o aumento nas chuvas, a princípio sem maiores riscos de estragos.

No sábado (8) as coisas devem ficar um pouco mais complicadas com chuvas entre 100 mm e 150 mm e ventos de até 85 quilômetros por hora. Há maior risco de estragos na região metropolitana de Porto Alegre, na Serra Gaúcha, litoral e regiões leste e nordeste do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, as prováveis áreas afetadas são a região serrana e o litoral sul do estado. Ainda que com menor chance, a região de Florianópolis também pode ser afetada.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Cerca de 20 dias atrás, em 15 e 16 de junho, o Rio Grande do Sul viveu uma tragédia decorrente da passagem de outro ciclone extratropical, que deixou 16 mortos, além de desaparecidos e danos em residências e infra estrutura elétrica por conta dos alagamentos. Naquela ocasião, o ciclone registrado teve chuvas de 200mm a 300mm, o dobro das previstas para o próximo final de semana. A expectativa é que dessa vez os estragos sejam um pouco menores.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), já no domingo (9) o ciclone terá finalizado sua passagem pelo Sul e provavelmente estará sobre o Oceano Atlântico na altura do Sudeste do país. “Neste dia, a chuva tende a ficar concentrada entre Santa Catarina, Paraná e sul e leste de São Paulo, mas em menor volume”, diz nota do instituto.

De acordo com o site Climatempo, apesar dos prognósticos de este ciclone não será tão danoso quanto anterior, não é possível confirmar as previsões com exatidão. “Ainda há muitas incertezas em relação à posição e intensidade deste ciclone e também sobre o volume de chuva que poderá causar”, diz o site.

Atenção Rio Grande do Sul

A Defesa Civil Gaúcha alerta que as chuvas já devem começar no estado na próxima quinta-feira (6). Com tendência a acentuação na sexta, pode causar contratempos por conta de alagamentos.