No dia 10 de julho deste ano, três fissuras apareceram em Litli-Hrútur, uma pequena montanha localizada na península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia, e começaram a expelir lava derretida e uma coluna de gases. Era iniciado o processo de nascimento do mais novo vulcão do mundo.
Após 800 anos de hiato, a área vulcânica Fagradalsfjall entrou em erupção em março de 2021 e agosto de 2022. É lá que se localiza Litli-Hrútur, “pequeno carneiro” em islandês. Em julho, a área foi atingida por uma série de pequenos terremotos, o maior de magnitude 4,8, segundo o governo islândes. Foi esse conjunto de transtornos na superfície terrestre que provocou o aparecimento das três fissuras e o consequente início da erupção.
Te podría interesar
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
O nascimento do bebê vulcão
As fissuras se estendiam por mais de um quilômetro e meio e abriram três linhas de lava incandescentes. Na manhã seguinte, duas delas já estavam fechadas, mas a restante rapidamente se transformou em uma grande cratera à medida que a lava se acumulava, criando o que foi descrito como "o mais novo bebê vulcão da Terra".
Te podría interesar
Só na primeira noite foram 50 metros cúbicos de lava expelidos por segundo, que percorreram todas as direções, provocando incêndios na paisagem ao redor. A combinação de gases do vulcão e fumaça nociva dos incêndios de musgo tornou a área perigosa e os bombeiros usaram helicópteros para jogar diretamente duas toneladas de água no fogo.
Em apenas uma semana, a cratera cresceu para cerca de 30 metros de profundidade e continua a aumentar todos os dias. A erupção até agora não parou. Laura Wainman, estudante de doutorado na Escola de Terra e Meio Ambiente da Universidade de Leeds, que pesquisa a dispersão de oligoelementos reativos ao meio ambiente em plumas vulcânicas, disse, em entrevista à BBC, que não há como prever quanto tempo a erupção ainda durará.
Ela explica que “até agora, a erupção do Litli-Hrútur se comportou de maneira semelhante às erupções observadas em 2021 e 2022”. A de 2021 durou seis meses, já a de 2022, três semanas. “Quanto tempo vai durar essa erupção? Teremos que continuar observando."
Visitantes se aventuram para ver o recém-nascido
No dia 17 de julho, uma semana após o início da erupção, os incêndios foram controlados e os ventos mudaram para uma direção mais noroeste, abrindo caminho para que visitantes pudessem chegar perto para testemunhar esse raro evento.
Um estacionamento fica localizado a dez quilômetros da cratera. A partir daí, quem desejar ver o vulcão deve caminhar ou pedalar por uma trilha quase plana até uma grande área de observação. De lá, os visitantes ficam a apenas um quilômetro da cratera em erupção, que pode ser vista através de uma forte névoa de calor.
A trilha está aberta das 9 às 18h, no horário local, mas o acesso depende das condições meteorológicas e muda todos os dias, sendo necessário verificar as atualizações das autoridades. Não há instalações no local, mas equipes de busca e resgate estão disponíveis em caso de emergência.
Uma usuária do Twitter não resistiu à oportunidade de ver o “bebê vulcão” e registrou a experiência em vídeo. A erupção também pode ser acompanhada ao vivo pelo YouTube.
Com informações da BBC Travel.