O Uruguai registrou nesta quarta-feira (12), o provável terremoto mais forte da sua história. Moradores da cidade de Atlántida e da região de Canelones, assim como de outras localidades, foram pegos de surpresa. O país é considerado “risco zero” para abalos sísmicos.
Com magnitude 5 na escala Richter, o epicentro aconteceu no mar e diversos sensores do Instituto Nacional de Geofísica (ING) ao redor do país registraram o sismo. Um deles a mais de 500 quilômetros de distância do local onde ocorreu.
Te podría interesar
Autoridades de Canelones afirmaram nas redes sociais que, "não foram registrados danos graves ou vítimas no evento sísmico". No entanto, a geóloga Leda Sanchéz disse em seu Twitter que acredita ser o terremoto mais forte já registrado no país.
Magnitude 5 é considerado forte?
Na escala Richter, a magnitude 5 é categorizada como moderada, mas ainda podendo danificar prédios com construção prejudicada por exemplo, e apenas danos leves em imóveis mais resistentes.
Te podría interesar
Quais outros países são considerados “risco zero”?
Além do Uruguai, outros dois países latino-americanos são classificados como “risco zero” para terremotos, são eles: o Suriname e a Guiana Francesa. Isso se deve ao fato de estarem longe do Anel de Fogo do Pacífico, região onde ocorrem 90% dos abalos sísmicos do mundo.
O tremor de terra mais recente no Uruguai foi em 24 de novembro de 2016, próximo à localidade de El Sauce, também na província de Canelones.
*Com informações de UOL