AMÉRICA LATINA

Uruguai registra terremoto que pode ser o mais forte da sua história; entenda

Tremor foi sentido na região de Canelones e a 17 quilômetros da cidade de Atlántida

Região de Canelones, no Uruguai.Créditos: Wikicommons
Escrito en GLOBAL el

O Uruguai registrou nesta quarta-feira (12), o provável terremoto mais forte da sua história. Moradores da cidade de Atlántida e da região de Canelones, assim como de outras localidades, foram pegos de surpresa. O país é considerado “risco zero” para abalos sísmicos.

Com magnitude 5 na escala Richter, o epicentro aconteceu no mar e diversos sensores do Instituto Nacional de Geofísica (ING) ao redor do país registraram o sismo. Um deles a mais de 500 quilômetros de distância do local onde ocorreu.

Autoridades de Canelones afirmaram nas redes sociais que, "não foram registrados danos graves ou vítimas no evento sísmico". No entanto, a geóloga Leda Sanchéz disse em seu Twitter que acredita ser o terremoto mais forte já registrado no país. 

Magnitude 5 é considerado forte?

Na escala Richter, a magnitude 5 é categorizada como moderada, mas ainda podendo danificar prédios com construção prejudicada por exemplo, e apenas danos leves em imóveis mais resistentes.

Quais outros países são considerados “risco zero”?

Além do Uruguai, outros dois países latino-americanos são classificados como “risco zero” para terremotos, são eles: o Suriname e a Guiana Francesa. Isso se deve ao fato de estarem longe do Anel de Fogo do Pacífico, região onde ocorrem 90% dos abalos sísmicos do mundo.

O tremor de terra mais recente no Uruguai foi em 24 de novembro de 2016, próximo à localidade de El Sauce, também na província de Canelones. 

*Com informações de UOL

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar