Um terremoto que teve início neste sábado (18) no Equador, onde deixou ao menos 13 mortos, se alastrou logo em seguida para outros quatro países da América Latina: Argentina, Chile, Peru e México. As mortes foram confirmadas pelo presidente equatoriano, Guillermo Lasso. Autoridades do país apontam que há mais de 120 feridos.
“Estamos realizando a avaliação dos prejuízos gerados pelo sismo. As instituições agiram de maneira imediata e equipes de contingência estão mobilizadas para garantir todo seu apoio a quem foi afetado”, declarou Lasso.
Te podría interesar
O tremor atingiu a costa do Equador pouco depois das 16h de Brasília, ao meio dia no horário local, e teve magnitude de 6,7. De acordo com as autoridades, a profundidade do terremoto alcançou 44 quilômetros e seu epicentro esteve no município equatoriano de Balao, distante 140 quilômetros da cidade portuária de Guayaquil.
De acordo com o Instituto Oceanográfico e Antártico da Marinha do Equador, o terremoto registrado neste sábado não tem condições de gerar um tsunami no Pacífico.
Te podría interesar
No Peru a intensidade foi um pouco maior. O Centro Sismológico Nacional Peruano registrou tremores de magnitude 7,0 no mesmo horário na região central e na costa norte do país. Não há registros de mortos e feridos.
Na Argentina foi a vez do Instituto Nacional de Prevenção Sísmica identificar dois tremores de magnitudes 5,0 em Mendoza e 3,0 em Catamarca, com intervalo de menos de meia hora entre um e outro. Aproximadamente 40 minutos depois, um terceiro tremor, de magnitude 2,6, foi registrado em San Juan.
No Chile foram seis tremores registrados. O mais forte deles, de magnitude 4,0, foi registrado no norte do país, em Arica. Foram afetadas as cidades de Antofagasta, Araucania, Bio-Bio, Calam e Cobquecura.
Por fim, no México, o Serviço Sismológico Nacional registrou outros 18 tremores. O mais forte deles teve o epicentro em San José del Cabo, na costa oeste do país, e magnitude 4,3.
Os países atingidos compõem o que se conhece como “Círculo de Fogo do Pacífico”, uma área de 40 mil quilômetros quadrados que circunda o Oceano Pacífico e conta com cerca de 450 vulcões. 90% dos tremores de terras registrados no mundo acontecem nessa área.
*Com informações da AFP.