Um novo estudo de cientistas dos Estados Unidos e do Reino Unido sugere que um local geológico representa a possível nova era geológica conhecida como Antropoceno. Ele é um indicador da mudança oficial no cronograma da história da Terra.
O Antropoceno é uma proposta de época que reconhece o impacto da atividade humana no planeta. E na última terça-feira (11) pesquisadores do AWG (sigla em inglês para Grupo de Trabalho do Antropoceno) sugeriram o novo local em uma conferência conjunta com a Sociedade Max Planck, na Alemanha.
Te podría interesar
Citada pela primeira vez nos anos 2000, a expressão Antropoceno tinha por objetivo refletir o quanto as atividades humanas afetam o mundo, sendo utilizada por diversos campos de estudo.
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
Te podría interesar
O professor honorário da Escola de Geografia, Geologia e Meio Ambiente da Universidade de Leicester e presidente do Grupo de Trabalho do Antropoceno, Colin Waters, afirmou na conferência que, atualmente, “são 8 bilhões de pessoas causando impactos no planeta e, portanto, é provável que haja uma repercussão”.
Segundo ele, “nós mudamos para um novo estado da Terra, e isso deve ser definido por uma nova época geológica”. Essa mudança significaria o fim do Holoceno, que durou cerca de 11,7 mil anos. Há também um sentido simbólico, porque chama a atenção para os efeitos e responsabilidades da humanidade sobre a Terra, ao evidenciar os danos ambientais provocados pelo homem.
Formado hoje por 35 geólogos, o AWG trabalha para fazer do Antropoceno parte da linha do tempo oficial da Terra desde 2009. Eles determinaram, em 2016, que a Época Antropocênica se iniciou por volta de 1950 – data que marca a era dos testes de armas nucleares, cujos resíduos geoquímicos podem ser encontrados ao redor do planeta.
Qual o local indicado pelos cientistas?
O lago Crawford, em Ontário, no Canadá, foi indicado como o marco oficial para o início da nova era na Terra. Mas por que ele foi escolhido?
Para um limite geológico ser demarcado é preciso que haja uma escavação nas camadas de rochas e sedimentos da Terra de modo a mostrar daqui a um milhão de anos qual a época geológica do nosso presente.
No lago canadense, de 2,4 hectares e excepcionalmente profundo, com quase 24 metros, a escavação dos sedimentos mostrou vestígios químicos de quando caíram bombas nucleares, dentre outras formas de degradação ambiental causadas por humanos, como a queima de combustíveis fósseis.
O material revela indícios de transformações ocorridas entre os séculos XIII e XV, período em que a região era habitada por povos indígenas, e a partir do século XIX, com a presença dos colonizadores europeus.
Assim, o Lago Crawford pode se tornar o marco oficial do Antropoceno. Um núcleo de sedimentos retirado do lago da cidade de Milton seria o "ponto de ouro" que definiria o começo dessa nova época geológica. Mas, antes disso, o lago precisa ser aprovado em três votações por diferentes entidades científicas.
“Está marcado no solo que as sociedades humanas estão causando impactos geológicos no mundo e nos sistemas da Terra”, afirmou Andrew Mathews, professor de antropologia da Universidade da Califórnia.