DESRESPEITO

VÍDEO: Procuradora ataca comunidade LGBTQIAP+ em sessão do MP-AL

Sem perceber que seu microfone estava aberto, Denise Guimarães fez comentários preconceituosos

A procuradora Denise Guimarães.Créditos: Divulgação/MP-AL
Escrito en LGBTQIAP+ el

Sem saber que seu microfone estava aberto, ao final de uma sessão do Ministério Público de Alagoas (MP-AL), a procuradora Denise Guimarães fez comentários ofensivos à comunidade LGBTQIAP+, em conversa com um colega.

Ela criticou o órgão por ter cedido um automóvel ao Grupo Gay de Maceió, em regime de comodato, utilizado pela ONG para atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.

A procuradora disse: “Márcio deu até um carro”, se referindo ao procurador Márcio Roberto. Em seguida, é possível ouvir o seguinte comentário ofensivo: “Deus disse: ‘Crescei e multiplicai’. Quem disser que esses trans, LGBT multiplicam, eu calo”, declarou Denise.

No vídeo, obtido pelo portal Diadorim, é possível ouvir. Assista:

O Grupo Gay de Maceió divulgou uma nota de protesto, afirmando que este tipo de atitude não deve ser tolerada e que vai “acionar o nosso jurídico e as lideranças nacionais pois essas falas cheias de preconceito não podem ser vistas como apenas um episódio isolado”.

“É lamentável ver falas como essas que vemos no vídeo vindas de uma servidora pública que deveria respeitar e proteger as leis”, destacou o grupo, em mais um trecho da nota.

Comentários foram “opinião pessoal”, diz MP-AL

A assessoria de comunicação do MP-AL confirmou a autenticidade do vídeo. Porém, também por meio de nota, disse que o assunto sobre a cessão do carro do MP para o Grupo Gay de Maceió para dar assistência à população LGBTQIA+ não foi pauta do encontro.

De acordo com o órgão, o comentário da procuradora foi uma “opinião pessoal” dada fora do contexto dos debates do dia. Inclusive, foram feitos após o término da sessão do Colégio de Procuradores.