O Instagram censurou uma imagem com dois homens casados que seguravam um bebê recém-nascido. A imagem foi coberta com uma tarja preta e o alerta de "conteúdo sensível. Esta foto pode conter conteúdo gráfico ou violento. Algumas imagens que algumas pessoas podem achar perturbadoras".
A imagem em questão era para divulgar o congresso da organização sem fins lucrativos "Men Having Babies", que ajuda homens gays na busca de barriga de aluguel. O encontro da organização irá acontecer em abril, em Berlim, na Alemanha.
Te podría interesar
Segundo o jornal Metro Weekly, o casal que estampa o cartaz do congresso é Sam e David, e a criança se chama Jude. Na imagem, eles abraçam o bebê e o beijam, ou seja, não há nada de "violento" ou "perturbador".
Após usuários se revoltarem com a censura imposta pelo Instagram à imagem, a rede pertencente à Meta retirou a tarja preta do cartaz. "Pedimos desculpas, pois este post foi rotulado erroneamente e já foi corrigido", disse um porta-voz da Meta à Metro Weekly.
Te podría interesar
O diretor executivo da Men Having Babies, Ron Poole-Dayan, declarou ao site LGBTQ Nation que, embora não haja evidências de que a foto tenha sido deliberadamente censurada, o preconceito social muitas vezes faz com que as pessoas desconfiem de dois homens que buscam criar filhos.
"As pessoas não nos veem como pais naturais [...] algumas pessoas ainda enxergam dois homens criando filhos como algo 'ameaçador' e 'digno de escrutínio", declarou Poole-Dayan.
O diretor da Men Having Babies também revelou ao Metro Weekly que essa não é a primeira vez que o Instagram censura cartazes das conferências da associação.