LACROU

VÍDEO - Deputado transfóbico do MBL é humilhado por parlamentar do PSOL: "dificuldade cognitiva"

A cena constrangedora aconteceu durante Comissão articulada pela extrema direita contra os direitos das pessoas transexuais

Deputado transfóbico do MBL é humilhado por parlamentar do PSOL: "dificuldade cognitiva".Créditos: Reprodução redes sociais
Escrito en LGBTQIAP+ el

A extrema direita do estado de São Paulo articulou e instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para "investigar" possíveis ilegalidades nas cirurgias de redesignação sexual no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma das teses utilizadas pelos parlamentares transfóbicos e de extrema direita é que no Brasil há cirurgias de redesignação sexual em menores de idade, o que é mentira, visto que a legislação brasileira não permite.

Porém, como sabemos, trabalhar com os fatos não é o forte de boa parte da extrema direita brasileira. Neste cenário, o deputado Guto Zacarias (União-SP), vinculado ao Movimento Brasil Livre (MBL), insiste em teses mentirosas para atacar a população de travestis e transexuais.

No entanto, na última sessão da CPI da Transição de Gênero, o deputado Guto Zacarias foi humilhado pelo colega de Casa, o parlamentar Guilherme Cortez (PSOL-SP), que desmontou as fake news repetidas por Zacarias.

"O Brasil não realiza cirurgia de redesignação sexual em menores de idade e o deputado Guto sabe disso. Quantas vezes vai ser necessário trazer profissionais médicos aqui para que essa informação seja aprendida?", questionou Guilherme Cortez.

Posteriormente, Cortez explicou ao deputado Guto como funciona o regramento legal no Brasil sobre as cirurgias de redesignação sexual.

"O Guto, pela segunda vez seguida, vem aqui e pergunta: 'é verdade que o estado de São Paulo está amputando mamas saudáveis de menores de idade?'. Sendo que, com muita facilidade, pode-se buscar no Google a Resolução do Conselho Federal de Medicina de 2019, onde ele pode ler que não existe cirurgia de redesignação sexual em menores de idade", explicou o deputado psolista.

Em outro momento, Guilherme Cortez questionou a capacidade dos deputados da extrema direita em entender certas questões.

"Ou os deputados estão com dificuldade de compreensão cognitiva, de entendimento, ou eles estão fazendo isso apenas para fazer um corte nas redes sociais e gerar algum constrangimento. O deputado Guto e todos os deputados sabem: o AMTIGOS (Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual) não realiza cirurgia de redesignação sexual, o Brasil não realiza cirurgia de redesignação sexual em menores de idade, e o deputado Guto sabe disso [...] Eu acho que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo poderia estar usando o dinheiro público para investigar coisas mais importantes", concluiu Guilherme Cortez.