Kamala Harris fez um breve discurso na tarde desta quarta-feira (8) após sofrer uma derrota acachapante para Donald Trump, que volta à Casa Branca após a realização de uma campanha profundamente violenta e calcada em fake news.
Em seu discurso, Kamala Harris tentou transmitir esperança aos milhares de jovens que a escutavam nos jardins da universidade onde estudou, mas também os alertou que o país pode estar entrando em um "período de trevas" e que muita luta será necessária para manter em pé o regime democrático dos EUA.
Te podría interesar
Sem fugir da realidade, Kamala assumiu que estava abalada com o resultado e que não gostou de recebê-lo; no entanto, afirmou que, apesar de tudo, vai, junto com o presidente Biden, garantir uma transição pacífica.
Porém, qualquer olhar atento às expressões de Kamala Harris poderia ver que a candidata derrotada não estava empolgada; seu semblante estava abalado, e ali se realizava um discurso protocolar para não deixar milhares de pessoas ao léu.
Te podría interesar
Com a certeza de que o presente e futuro breve serão sombrios para os Estados Unidos, Kamala Harris focou seu discurso em servir esperança para os mais jovens: "Às vezes a luta demora um pouco. Isso não significa que não venceremos. O importante é nunca desistir."
Por várias ocasiões, Kamala voltou a defender o direito das mulheres ao aborto e à autonomia dos corpos, algo que seu opositor, Donald Trump, prometeu perseguir e destruir. Harris sabe: o futuro dos EUA não é bom.
"Sei que muitas pessoas sentem que estamos entrando em um momento sombrio, mas para o benefício de todos nós, espero que não seja o caso [...] mas aqui está a América, vamos encher o céu com a luz de um brilho com bilhões de estrelas", declarou Kamala para uma plateia que, assim como ela, não se continha em emoção e temor.