Na madrugada desta quarta-feira (6), Donald Trump obteve uma vitória avassaladora sobre sua rival, a democrata Kamala Harris. Até as 16h deste dia, o republicano já havia conquistado 292 colégios eleitorais contra 224 de Harris, que, após horas, reconheceu a derrota.
Em seu discurso, Trump enviou uma série de recados para seus opositores e, claro, estas mensagens devem ser interpretadas pelo governo brasileiro como um alerta para a disputa de 2026.
Te podría interesar
"Fizemos história por uma razão esta noite, e o motivo será exatamente esse: nós superamos obstáculos que ninguém pensava serem possíveis e agora está claro que alcançamos a coisa política mais incrível... olha o que aconteceu, isso não é maluco?", disse.
Em outro momento, Trump afirmou que não vai "descansar até devolver uma América segura e próspera que merecemos. Essa vai ser a era de ouro da América."
Te podría interesar
Cabe destacar a ênfase que Trump deu em seu discurso sobre o impossível ter sido realizado, o mesmo tom adotado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao reforçar a tese de que, em 2026, seu pai, o ex-presidente Bolsonaro, será candidato.
O que fica claro nas entrelinhas é que parte do bolsonarismo vai dar início a um lobby para que haja pressão dos EUA para que o ex-presidente Jair Bolsonaro possa disputar a presidência da República em 2026. Missão difícil, mas não impossível de ser realizada, como reafirma Trump em seu discurso.
Confira a declaração no vídeo abaixo: