CHINA EM FOCO

China domina 70% do mercado de robôs com IA; modelos mais avançados já correm meias-maratonas

País investe pesado em desenvolvimento de tecnologia robótica inteligente e projeto uso comercial em breve

Robôs humanoides na Conferência Mundial de Inteligencia Artificial (WAIC) em Xangai, 2024
Robôs humanoides na Conferência Mundial de Inteligencia Artificial (WAIC) em Xangai, 2024Créditos: Xinhua/Fang Zhe
Escrito en GLOBAL el

Desde o início do ano passado, a China lançou quase 100 produtos de robôs com inteligência artificial incorporada, capturando cerca de 70% do mercado global. 

A informação é do segundo Du Guangda, representante do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT).

Atualmente, a China é o único país a possuir uma cadeia industrial completa para a fabricação de robôs humanoides, abrangendo produção, fornecimento e serviços de venda.

Além do consistente investimento em tecnologias de IA generativas como o Deepseek e o Qwen, a expansão de tecnologias de inteligência artificial se espalham por toda a economia chinesa, que permitiu uma infraestrutura produtiva avançada de maneira ágil.

Além disso, a trajetória chinesa no desenvolvimento desses robôs começou no final dos anos 1980 e, hoje, o país aposta em uma abordagem integrada de desenvolvimento de máquinas completas e de componentes-chave para acelerar a inovação.

Segundo o especialista Xiong Rong, robôs humanoides fabricados na China já apresentam funções como caminhar, correr e permanecer em pé com estabilidade comparável à de modelos internacionais, graças a avanços em algoritmos de controle de movimento.

Recentemente, foi realizada na China a primeira meia-maratona aberta com corredores humanos e robôs. Mais de 20 humanoides participaram do evento esportivo em Pequim. 

Veja vídeo:

O destaque recente ficou para os Jogos de Robôs de IA Incorporada, realizados em Wuxi, que reuniram mais de 100 empresas e equipes de inovação em provas como corrida de velocidade, futebol, basquete, manuseio de materiais e resgate interno. 

Entre os exemplos mais notáveis está o robô Atom, desenvolvido pela Dobot Robotics, de Shenzhen. 

Atom é o primeiro robô humanoide de tamanho real do mundo capaz de caminhar com joelhos retos e realizar operações ágeis, como montar caixas de chocolate, buscar leite, apertar mãos e entregar flores, tudo sob comando de voz. A empresa já enviou mais de 80 mil robôs colaborativos para mais de 80 países.

Segundo o instituto Head Leopard de Xangai, o mercado chinês de IA incorporada atingiu 418,6 bilhões de yuans (US$ 58 bilhões) em 2023 e deve alcançar 632,8 bilhões de yuans (US$ 88 bilhões) até 2027, impulsionado por inovações tecnológicas e expansão de aplicações comerciais.


 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
Carregar mais