CHINA EM FOCO

Cúpula do BRICS: Xi pede que grupo busque segurança e desenvolvimento comuns

Em segundo discurso durante evento em Kazan, na Rússia, presidente chinês defende harmonia entre as civilizações

Créditos: Xinhua - Presidente da China, Xi Jinping, profere segundo discurso na Cúpula do BRICS e Kazan, na Rússia.
Escrito en GLOBAL el

Nesta quinta-feira (24), durante seu segundo discurso durante a 16ª Cúpula do BRICS, o presidente chinês, Xi Jinping, convocou os países do "BRICS Plus" a se esforçarem pela segurança comum, desenvolvimento comum e harmonia entre as civilizações.

A fala foi feita durante encontro entre líderes e representantes que participaram do diálogo do "BRICS Plus", realizada em Kazan, na Rússia, entre os dias 22 e 24 de outubo.

Ele observou que a ascensão coletiva do Sul Global é uma característica marcante da grande transformação mundial. Xi afirmou que os países do Sul Global marcham juntos rumo à modernização é algo monumental na história mundial e sem precedentes na civilização humana.

Xinhua - Xi Jinping faz segundo discurso durante reunião estendida da Cúpula do BRICS.

"Enquanto isso, a paz e o desenvolvimento ainda enfrentam desafios severos e o caminho para a prosperidade do Sul Global não será fácil", destacou Xi.

O presidente chinês instou os países do "BRICS Plus" a utilizarem sabedoria e força coletivas e a assumirem sua responsabilidade de construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

Xi disse que os países do "BRICS Plus" devem defender a paz e lutar pela segurança comum, unir-se para formar uma força estabilizadora pela paz, fortalecer a governança global de segurança e explorar soluções para abordar tanto os sintomas quanto as causas dos principais conflitos.

Ele mencionou que muitas partes responderam calorosamente à Iniciativa de Segurança Global que ele propôs e acrescentou que China e Brasil emitiram conjuntamente o consenso de seis pontos e lançaram o grupo de "Amigos da Paz" para a crise na Ucrânia, junto com outros países do Sul Global.

"Sob essa iniciativa, fizemos progressos notáveis na manutenção da estabilidade regional e em muitas outras áreas", destacou.

Ele também pediu aos países do "BRICS Plus" que promovam uma desescalada precoce para abrir caminho para uma solução política. Em julho passado, Xi ressaltou que facções palestinas se reconciliaram em Pequim, marcando um passo importante rumo à paz no Oriente Médio.

"Devemos continuar promovendo um cessar-fogo abrangente na Faixa de Gaza e reviver a solução de dois Estados. Precisamos impedir que as chamas da guerra se espalhem no Líbano e acabar com os sofrimentos miseráveis na Palestina e no Líbano", enfatizou Xi.

O líder chinês observou que o Sul Global surge para o desenvolvimento e prospera por meio dele e destacou que os países do "BRICS Plus" devem revitalizar o desenvolvimento, buscar prosperidade comum, ser a principal força motriz para o desenvolvimento comum, desempenhar um papel ativo e de liderança na reforma da governança econômica global e colocar o desenvolvimento no centro da agenda econômica e comercial internacional.

Papel da China para impulsionar o BRICS

Ele mencionou que a Iniciativa de Desenvolvimento Global, desde sua introdução há três anos, ajudou a disponibilizar quase 20 bilhões de dólares em fundos de desenvolvimento e a lançar mais de 1.100 projetos. Recentemente, foi estabelecida em Xangai a Aliança Global sobre Inteligência Artificial para o Centro de Excelência em Indústria e Manufatura.

A China construirá um Portal da Comunidade Aduaneira Inteligente Mundial e um Centro de Excelência Aduaneira do BRICS, destacou Xi, acrescentando que a China acolhe com entusiasmo a participação ativa de todos os países.

Xi enfatizou que a diversidade de civilizações é uma qualidade inata do mundo, Xi pediu aos países do "BRICS Plus" que promovam conjuntamente o desenvolvimento de todas as civilizações e lutem pela harmonia entre elas, sendo defensores dos intercâmbios entre civilizações, aumentando a comunicação e o diálogo, e apoiando-se mutuamente em suas jornadas de modernização adaptadas às condições nacionais de cada um.

Ele observou que a Iniciativa de Civilização Global que ele propôs tem exatamente o objetivo de construir um jardim de civilizações mundiais "no qual possamos compartilhar e admirar a beleza de cada civilização", disse ele, acrescentando que a China coordenará com outros países para formar uma Aliança de Think Tanks do Sul Global para promover intercâmbios entre povos e compartilhamento de experiências em governança.

Xi destacou que a Terceira Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) fez planos sistêmicos para aprofundar ainda mais as reformas de maneira abrangente para avançar a modernização chinesa, o que proporcionará mais oportunidades para o mundo.

"No mês passado, realizamos em Pequim uma cúpula bem-sucedida do Fórum de Cooperação China-África e anunciamos dez ações de parceria para que China e África avancem juntas na modernização. Isso trará nova energia ao Sul Global em seu caminho rumo à modernização", afirmou ele.

Xi também disse que, independentemente de como o cenário internacional evolua, "nós, na China, sempre manteremos o Sul Global em nossos corações e manteremos nossas raízes no Sul Global."

A China apoia que mais países do Sul Global se juntem à causa do BRICS como membros plenos, países parceiros ou no formato "BRICS Plus", "para que possamos combinar a grande força do Sul Global e construir juntos uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade", disse ele. ¦

4 destaques do discurso de Xi Jinping

Em seu discurso na 16ª Cúpula do BRICS, Xi Jinping propôs medidas para enfrentar os desafios globais e buscar um futuro compartilhado para a humanidade. O líder chinês ressaltou a responsabilidade dos países do BRICS Plus em liderar essa transformação.

1. Salvaguarda da paz e segurança comum

Xi Jinping defendeu que os países do BRICS Plus devem formar uma força estabilizadora para a paz global. Ele destacou a importância de abordar tanto os sintomas quanto as causas dos conflitos e mencionou iniciativas, como o Grupo de Amigos da Paz para a crise na Ucrânia, lançado com Brasil e outros países do Sul Global. Também enfatizou a necessidade de promover a desescalada dos conflitos no Oriente Médio, com foco em um cessar-fogo na Faixa de Gaza e a reativação da solução de dois Estados para a Palestina.

2. Revigoramento do Desenvolvimento e Prosperidade Comum

O presidente chinês destacou que o Sul Global prospera através do desenvolvimento, e o BRICS Plus deve ser a força motriz para o crescimento comum. Ele pediu que o desenvolvimento seja o núcleo da agenda econômica e comercial global e mencionou a mobilização de US$ 20 bilhões por meio da Iniciativa para o Desenvolvimento Global, com mais de 1.100 projetos já em andamento. Citou ainda a criação de um Portal da Comunidade Global de Aduanas Inteligentes e um Centro de Excelência de Aduanas do BRICS também foi anunciada para fortalecer o comércio internacional.

3. Promoção da Harmonia entre Civilizações

Xi ressaltou a importância da diversidade das civilizações e incentivou intercâmbios culturais entre os países do BRICS Plus. A Iniciativa para a Civilização Global, proposta por Xi, visa criar um "jardim de civilizações" onde as culturas possam compartilhar e admirar a beleza umas das outras. A China coordenará a formação de uma Aliança de Think Tanks do Sul Global para promover o intercâmbio cultural e o compartilhamento de experiências em governança.

4. Compromisso com a Modernização

Xi Jinping sublinhou que a China está comprometida com o aprofundamento das reformas e a promoção da modernização chinesa, o que oferecerá mais oportunidades para o mundo. Ele destacou a parceria entre China e África, com dez ações conjuntas para promover a modernização, injetando nova energia no caminho do Sul Global rumo à modernização.

Confira o discurso na íntegra

Unir a Grande Força do Sul Global Para Formar Juntos uma Comunidade com Futuro Compartilhado Para a Humanidade

Sua Excelência o Senhor Presidente Vladimir Putin,

Colegas,

Gostaria de agradecer ao Presidente Putin e ao governo Russo pela organização deste Diálogo “BRICS Plus” e dar as calorosas boas-vindas a todos os líderes hoje presentes. É uma grande satisfação me reunir com os velhos e novos amigos em Kazan.

A ascensão coletiva do Sul Global é uma característica distintiva da grande transformação do mundo. A marcha conjunta para a modernização dos países do Sul Global é monumental na história do mundo e inédita na civilização humana. Ao mesmo tempo, paz e desenvolvimento ainda enfrentam desafios severos, e o caminho à prosperidade para o Sul Global não será fácil. Ficando na dianteira do Sul Global, nós devemos utilizar nossa sabedoria e força coletivas, e assumir nossa responsabilidade na formação de uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade.

Devemos salvaguardar a paz e buscar a segurança comum. Devemos formar uma força estabilizadora pela paz. Devemos reforçar a
governança global de segurança, e explorar soluções para tratar tanto sintomas quanto raízes das questões candentes. Muitas partes
responderam positivamente à minha Iniciativa para a Segurança Global.

Sob a Iniciativa, fizemos progressos proeminentes na manutenção da estabilidade regional e em várias outras áreas. China e Brasil emitiram os Seis Entendimentos Comuns, e lançaram juntos o Grupo de Amigos da Paz sobre a crise na Ucrânia junto com outros países do Sul Global.

Devemos promover a desescalada o quanto antes para abrir caminho para uma solução política. Em julho passado, as facções palestinas se reconciliaram em Beijing, dando um passo chave à paz no Oriente Médio.

Devemos continuar promovendo cessar-fogo abrangente na Faixa de Gaza e reativar a solução de dois Estados. Precisamos impedir as chamas de guerra de espalhar no Líbano e pôr fim ao sofrimento miserável na Palestina e no Líbano.

Devemos revigorar o desenvolvimento e buscar a prosperidade comum. O Sul Global emergiu para o desenvolvimento e se prospera mediante o desenvolvimento. Devemos ser a principal força motriz para o desenvolvimento comum. Devemos desempenhar um papel ativo e de liderança na reforma da governança econômica global, fazendo do desenvolvimento o núcleo da agenda econômica e comercial internacional. A Iniciativa para o Desenvolvimento Global, apresentada há três anos, tem mobilizado aproximadamente US$20 bilhões para o desenvolvimento e lançado mais de 1.100 projetos. Recentemente, foi estabelecido em Xangai o Centro de Excelência da Aliança Global sobre Inteligência Artificial para Indústria e Manufatura. A China também construirá um Portal da Comunidade Global de Aduanas Inteligentes e um Centro de Excelência de Aduanas do BRICS. Todos os países são bem-vindos a participar ativamente.

Devemos promover juntos o desenvolvimento de todas as civilizações e buscar a harmonia entre elas. A diversidade da civilização é a qualidade inata do mundo. Devemos ser promotores para intercâmbios entre civilizações. Devemos reforçar comunicação e diálogo,
e nos apoiar um ao outro ao escolher caminho à modernização correspondente às condições nacionais de cada um. A Iniciativa para a Civilização Global que apresentei visa justamente construir um jardim de civilizações do mundo no qual podemos compartilhar e admirar a beleza de cada uma delas. A China coordenará com outros para formar uma Aliança de Think Tanks do Sul Global para promover o intercâmbio entre povos e o compartilhamento de experiências de governança.

Colegas,

Na Terceira Sessão Plenária do seu 20º Congresso Nacional, o Partido Comunista da China traçou planos sistêmicos sobre um maior aprofundamento integral da reforma em busca da modernização chinesa, o que oferecerá ainda mais oportunidades para o mundo. No mês passado, realizamos em Beijing uma cúpula exitosa do Fórum de Cooperação China-África e lançamos dez ações de parceria para China e África promoverem juntos a modernização, o que injetará nova energia no Sul Global no seu caminho à modernização.

Sejam como forem as mudanças da situação internacional, nós chineses sempre colocaremos o Sul Global em nossos corações e manter nossas raízes no Sul Global. Apoiaremos mais países do Sul Global a aderir à causa do BRICS como membros plenos, países parceiros ou no formato do “BRICS Plus”, para que possamos unir a grande força do Sul Global para formar juntos uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade.

Obrigado!

Siga os perfis da Revista Fórum e da jornalista Iara Vidal no Bluesky

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar