CHINA EM FOCO

Presidente do CMG transmite votos de ano novo para audiência no exterior

O presidente do Grupo de Mídia da China, Shen Haixiong, profere discurso de ano novo por meio da "China Global Television Network (CGTN)", da Rádio Internacional da China e internet

Créditos: CMG
Escrito en GLOBAL el

No dia 1º de janeiro de 2024, o presidente do Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês), Shen Haixiong, profere um discurso de ano novo para audiência no exterior por meio da China Global Television Network (CGTN), da Rádio Internacional da China e internet.

Caros amigos:

Com a chegada dos primeiros raios de sol do novo ano, embarcamos no promissor ano de 2024. Saúdo a todos de Beijing.

No ano de 2023, que acabou de passar, a Iniciativa Cinturão e Rota da China completou sua primeira vigorosa década. Com prosperidade e alegria, a China e o resto do mundo avançaram juntos. Neste caminho próspero, o CMG continuou promovendo intercâmbios entre diversas civilizações e gravando inúmeras belezas e emoções no mundo por meio de suas câmeras e canetas.

No ano passado, mais uma vez promovemos a inovação da “ideologia+arte+tecnologia” para novos patamares. A segunda edição multilíngue de Clássicos Citados por Xi Jinping foi transmitida em mais de 80 países. Famosas Cidades Culturais da China, Antiguidades da China, Conhecer Civilizações e China em Livros de Bambu, entre outros programas culturais de alta qualidade, continuam a polir as estrelas brilhantes das civilizações da China e do resto do mundo. A transmissão dos Jogos Asiáticos de Hangzhou atingiu 41,4 bilhões de visualizações em todos os meios de comunicação, estabelecendo um recorde histórico de paixão e sonhos.

Neste ano, o nosso círculo de amigos estava cheio de entusiasmo. Velhos amigos se encontraram como prometido e novos amigos não pararam de chegar. Assinamos 58 acordos de cooperação com veículos de imprensa internacionais. Realizamos o 2º Fórum Global de Inovação de Mídia, o Fórum de Cooperação com Parceiros de Mídia da ASEAN e o Fórum de Cooperação com Parceiros de Mídia da África. Além disso, traçamos a perspectiva promissora da modernização mundial caraterizada pelo desenvolvimento pacífico, cooperação de benefícios recíprocos e prosperidade comum com amigos de diferentes países por meio de 51 atividades de mídia sob o tema “Modernização Chinesa e o Mundo” e oito exposições da “Jornada de Civilizações”.

O mundo de hoje está longe da bonança e precisa como nunca de paz, desenvolvimento, cooperação e ganho mútuo. Ficamos muito felizes por ver que cada vez mais amigos estrangeiros compreenderam, reconheceram e apoiaram os conceitos e propostas da China. Durante as reuniões da APEC, realizamos o Diálogo de Amizade para Intercâmbios Culturais China-EUA em São Francisco, evento calorosamente aplaudido. Harry Moyer, membro de mais de cem anos de idade do Grupo de Voluntários Americanos, conhecido como Tigres Voadores, também participou do evento. Moyer me disse que a ideia da comunidade de futuro compartilhado para a humanidade lançada pelo presidente Xi Jinping reflete a vontade de todos. Depois de voltar à China, recebi cartões postais, globos e pingentes enviados pelos alunos da Academia Lincoln. Olhando para estes belos presentes, senti a aspiração das crianças pela paz, amizade e beleza.

Como o maior grupo de mídia abrangente do mundo de hoje, o CMG foi estabelecido há cinco anos, passando por uma jornada de trabalho intenso desde seu nascimento para o desenvolvimento de hoje, repleto de infinitas possibilidades. No ano passado, com a criação do nosso 191º escritório representativo no estrangeiro, estabelecemos agora uma rede de transmissão espalhada por 67 países e regiões do mundo. O número de usuários estrangeiros da CGTN ultrapassou pela primeira vez a casa de 700 milhões. Somos pioneiro em reportagens de vários importantes assuntos internacionais. Continuamos acelerando a construção de um importante veículo de imprensa internacional da primeira classe com nossos programas espetaculares.

Caros amigos, o ano de 2024 é o ano do dragão no calendário lunar da China. O dragão é o totem da civilização chinesa que representa a prosperidade, a satisfação e o espírito de aprender as vantagens de todos, beneficiar todas as coisas, buscar pontos em comum enquanto reservar diferenças, bem como harmonizar o universo. O povo chinês, que está avançando na nova jornada, celebrará no ano do dragão o 75º aniversário da República Popular da China. O CMG vai continuar trabalhando com muito ânimo para apresentar para todo o globo mais bonitas histórias da China e do mundo, escrever um próspero capítulo moderno da civilização humana e aplaudir juntos a nova primavera..

Mais uma vez, feliz ano novo para você e todo o mundo!

Temas