Wang Manman, uma usuária frequente das ferrovias, realiza diariamente a viagem de alta velocidade entre Tianjin e Pequim, percurso que dura aproximadamente 20 minutos. Durante o horário de pico matinal, ela desfruta da opção de escolher entre mais de 10 trens disponíveis.
Enquanto aguardam a chegada ao destino, os passageiros se dedicam à leitura de revistas, à interação com seus smartphones ou simplesmente aproveitam o tempo para um breve descanso.
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“Viajar de trem de alta velocidade é extremamente rápido e conveniente, quase como pegar um metrô”, relata Wang sobre sua experiência à Xinhua.
Expansão acelerada da rede de trens de alta velocidade
Em 2008, durante os Jogos Olímpicos de Verão, a China inaugurou a Ferrovia Intermunicipal Pequim-Tianjin, uma marca do início de uma era de expansão acelerada na sua rede ferroviária de alta velocidade. Com velocidades projetadas de até 350 km/h, essa ferrovia simbolizou o avanço tecnológico no setor de transportes da segunda maior economia mundial.
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Hoje, a China se destaca por ter a maior rede ferroviária de alta velocidade do planeta. Até o final de novembro, a extensão total de suas ferrovias ultrapassava 155.500 km, incluindo 43.700 km dedicados exclusivamente à alta velocidade.
O ano de 2023 testemunhou um avanço significativo na expansão ferroviária chinesa, com a introdução de novas linhas voltadas para fomentar o desenvolvimento econômico e social, tanto no interior quanto fora das fronteiras nacionais.
Entre os marcos recentes, destaca-se a inauguração da ferrovia Fuzhou-Xiamen-Zhangzhou, a mais rápida ferrovia transmarina de alta velocidade da China. Os trens nesta rota atingem a impressionante marca de 350 km/h ao longo da costa oeste do Estreito de Taiwan.
Iniciada em 28 de setembro, essa ferrovia de 277 km reduziu drasticamente o tempo de viagem entre Fuzhou e Xiamen, cidades localizadas na província de Fujian, no leste da China, para menos de uma hora.
Trilhos sobre o mar
Uma das mais recentes realizações da China em sua rede ferroviária de alta velocidade é uma ferrovia com 19,9 km de trilhos construídos sobre o mar, proporcionando vistas espetaculares. Esta linha conecta importantes aglomerados urbanos e visa transformar as regiões de Fuzhou e Xiamen em um círculo de convivência de uma hora, segundo autoridades locais.
A expertise da China na construção de vias férreas, pontes de longa extensão e túneis complexos em terrenos geológicos e climáticos desafiadores tem sido fundamental para expandir o transporte ferroviário de alta velocidade até áreas remotas e comunidades de minorias étnicas. Esse avanço contribui significativamente para o desenvolvimento econômico e social das regiões.
Em novembro, após 12 anos de obras, um trecho de 238 km da linha ferroviária Sichuan-Qinghai, localizada no oeste da China, entrou em operação. Esta nova seção oferece acesso ao transporte de alta velocidade para Maoxian, o maior condado habitado pelo grupo étnico Qiang.
No mesmo período, foi inaugurada a linha ferroviária que liga as pitorescas cidades de Lijiang e Shangri-la, na província de Yunnan, no sudoeste do país. A expectativa é que esta nova conexão fomente o turismo e o desenvolvimento industrial, beneficiando especialmente a região de Shangri-la, na Prefeitura Autônoma Tibetana de Diqing.
Em agosto, a Ferrovia de Alta Velocidade Guiyang-Nanning começou a operar plenamente, ligando as capitais das províncias de Guizhou e da Região Autônoma Zhuang de Guangxi. Projetada para atingir velocidades de até 350 km/h, esta é a primeira ferrovia de alta velocidade a cruzar as famosas paisagens cársticas - área formada principalmente pela dissolução de rochas solúveis como calcário, dolomita e gesso - de Guizhou e Guangxi.
Símbolo da dinâmica economia chinesa
A ferrovia de alta velocidade tornou-se um símbolo da nova dinâmica da economia chinesa, exercendo influência em diversos aspectos da sociedade.
Segundo dados divulgados pela China State Railway Group, entre janeiro e novembro, foram registradas 3,56 bilhões de viagens ferroviárias de passageiros em todo o país. Esse número representa mais do que o dobro do total de viagens realizadas no mesmo período do ano anterior.
Em resposta à crescente demanda por viagens, a China Railway aprimorou seu plano operacional e expandiu sua capacidade de transporte. O número médio diário de trens de passageiros alcançou 9.638 em todo o território chinês, evidenciando um aumento anual de 52%.
Trens-bala: produto de exportação
A influência das ferrovias de alta velocidade chinesas estende-se além das fronteiras nacionais, com a implementação de projetos significativos em várias nações.
Destaca-se a Ferrovia de Alta Velocidade Jacarta-Bandung, na Indonésia, que teve sua inauguração oficial em outubro. Este projeto representa a primeira iniciativa de ferrovia de alta velocidade fora da China a empregar completamente sistemas, tecnologia e componentes industriais chineses.
Com uma velocidade projetada de 350 km/h, essa ferrovia de 142,3 km diminui consideravelmente o tempo de viagem entre Jacarta, a capital indonésia, e Bandung, uma cidade turística de grande relevância. Até o momento, já registrou mais de 1 milhão de viagens de passageiros.
Com informações da Xinhua