Várias organizações na China divulgaram recentemente suas listas dos bordões, novos léxicos e chavões online mais populares de 2023, que pintam um quadro vívido de um país dinâmico e em transformação.
Desde termos tecnológicos emergentes, como "IA generativa", até fenômenos desportivos de base, como "associação de basquetebol de aldeia", estas frases capturaram sucintamente várias facetas do ano, marcando mudanças nas percepções e na vida cotidiana do povo chinês.
Te podría interesar
“Essas palavras-chave simples, mas cativantes, são os sensores mais aguçados do desenvolvimento social”, explica Wang Xiaoyan, o professor associado da Universidade Normal de Pequim.
Wang acrescenta, em entrevista à Xinhua, que, na última década, as principais palavras-chave online também evoluíram e refletem cada vez mais a autoconfiança das pessoas com o país e com a cultura chinesa.
Te podría interesar
Em uma lista anunciada recentemente pelo Centro Nacional de Monitoramento e Pesquisa de Recursos Linguísticos, as palavras-chave online de 2023 abrangem as áreas da vida cotidiana, tecnologia, esportes, moda, turismo e locais de trabalho.
Esta compilação, extraída de um vasto corpus de mais de 8 mil milhões de caracteres, inclui recursos linguísticos variados, desde comentários em vídeo a notícias online.
Conversa técnica
Num ano marcado por saltos tecnológicos, alguns jargões tecnológicos chegaram a um público mais vasto. Em comparação com os jargões dos anos anteriores, a lista deste ano apresenta um vocabulário tecnológico mais rico, observaram os especialistas.
Entre as 10 principais palavras-chave online, "vida digital e inteligente" está no topo da lista, refletindo uma adoção mais ampla de tecnologias digitais e inteligentes na vida cotidiana do povo chinês.
As 10 principais novas frases em 2023, conforme publicadas pela organização, incluem “IA generativa” e “batalha de grandes modelos”, ambas relacionadas à proliferação de aplicações de IA baseadas em grandes modelos de linguagem, como ChatGPT ou ERNIE Bot, da gigante de tecnologia chinesa Baidu.
"Mozi xuntian" ou "pesquisa do céu de Mozi" também está na lista. A frase refere-se ao Wide Field Survey Telescope (WFST), apelidado em homenagem ao antigo filósofo chinês Mozi, também conhecido como Micius, que é considerado o primeiro na história a conduzir experimentos ópticos. O WFST iniciou operação em setembro de 2023.
"Em comparação com as 10 novas frases principais de 2022, o vocabulário de alta tecnologia deste ano é mais rico em conteúdo e maior em número. Isso indica que 2023 é um ano de maior inovação e desenvolvimento vigoroso para a China", observa Ouyang Rihui, vice-diretor do Instituto de Pesquisa em Economia da Internet da China, na Universidade Central de Finanças e Economia.
Expressão individual
Uma das palavras da moda deste ano, “Xianyanbao”, que se refere a pessoas que estão simplesmente brincando e tentando chamar a atenção dos outros, representa uma mudança popular no sentido de celebrar a individualidade.
Antes ligeiramente negativo, este termo moderno identifica agora positivamente aqueles que se destacam pela sua singularidade, refletindo uma aceitação social da diversidade e da expressão pessoal.
Essa ênfase na expressão individual também se reflete numa frase popular para descrever a ousadia nas escolhas de moda – “vestir-se com dopamina”.
Embora a dopamina seja conhecida como uma substância química essencial para a saúde e a alegria, a frase “curativo de dopamina” sugere abandonar trajes discretos. Este estilo enfatiza o uso de roupas vivas e de cores intensas e misturas de cores marcantes para produzir um impacto visual agradável.
Jogos, passeios, aspirações
Também na lista de chavões online está "Village BA" ou "Village Basketball Association", um torneio de basquete rural que estreou pela primeira vez em um condado da província de Guizhou, no sudoeste da China, e mais tarde evoluiu para se tornar uma sensação nacional no verão de 2023.
"Mais pessoas gostam de desportos recreativos, enquanto 'exercícios' e 'saúde' são temas frequentemente discutidos no domínio público", pontua Yang Xiaochun, professor de educação física numa escola secundária em Guizhou.
Yang acrescenta que graças à crescente popularidade da zona rural competição de basquete amador, as aldeias vizinhas receberam ondas de visitantes.
Em meio à recuperação robusta da indústria do turismo interno da China este ano, os estudantes universitários desempenharam um papel significativo na contribuição para o ressurgimento. Eles descrevem, brincando, sua abordagem às viagens como “turismo estilo comando”.
Esta descrição reflete a tendência predominante entre os estudantes universitários e os jovens de visitarem inúmeras atrações e desfrutarem de uma variedade de comidas, ao mesmo tempo que minimizam o tempo e os custos.
O caractere chinês para “zhen”, que significa “inspirar-se”, foi escolhido como Personagem do Ano de 2023 na China, de acordo com um evento recente realizado conjuntamente pelo Centro Nacional de Monitoramento e Pesquisa de Recursos Linguísticos, a Imprensa Comercial e a Xinhuanet.
"Zhen" se aplica quando uma pessoa consegue permanecer fiel aos seus ideais diante dos desafios, continua a marchar apesar do vento e da chuva e sente a alegria resultante de cada centímetro de progresso, disseram os especialistas.
"As palavras-chave anuais, com a sua continuidade e positividade, refletem, em certa medida, a estabilidade do desenvolvimento social e o nível de civilização", disse Wang.
Wang complementa que o futuro reserva a promessa de mais "frases-chave" que incorporarão as aspirações do povo chinês para uma vida melhor.
Com informações da Xinhua