CHINA EM FOCO

Inteligência artificial: gigante chinesa vai lançar produtos desenvolvidos com linguagem própria

Ant Group, que atua com tecnologia financeira, recebe sinal verde de Pequim para lançamento de produtos de IA desenvolvidos a partir de algoritmos próprios para o público

Créditos: Shutterstock
Escrito en GLOBAL el
  • A gigante chinesa de tecnologia financeira disse que lançará vários produtos de IA, construídos em seu modelo de linguagem grande Bailing, para uso público
     
  • Bailing também será usado em várias operações da Ant, o que deve ajudar a empresa a desenvolver produtos de IA mais inovadores

O Ant Group obteve aprovação de Pequim para lançar ao público produtos construídos em seu próprio modelo de linguagem grande (LLM) - a tecnologia usada para treinar chatbots como o ChatGPT - à medida que a gigante chinesa de tecnologia financeira utiliza a inteligência artificial generativa para ampliar sua presença na indústria de serviços financeiros.

A Ant, afiliada de tecnologia financeira de Hangzhou-brd do Alibaba Group Holding, informou que lançará vários produtos construídos em seu modelo de linguagem grande Bailing para uso público, de acordo com um comunicado da empresa emitido nesta segunda-feira (6). 

O Bailing também será usado em várias operações da Ant, o que se espera que ajude a empresa a desenvolver produtos mais inovadores, de acordo com o vice-presidente da Ant, Xu Peng, responsável pelo Bailing.

"O LLM da Ant tem como objetivo criar valor na indústria", disse Xu. Ele afirmou que a empresa espera lançar mais aplicativos de IA para o público com base em seu desenvolvimento de produtos inovadores em várias indústrias verticais. Não foram fornecidas datas de lançamento.

LLMs são algoritmos de aprendizado profundo que podem reconhecer, resumir, traduzir, prever e gerar conteúdo usando conjuntos de dados muito grandes.

A incursão da Ant no campo dos LLMs destaca a crescente competição entre as grandes empresas de tecnologia da China para ajudar o país a reduzir a lacuna com o Ocidente no desenvolvimento de serviços inovadores semelhantes ao ChatGPT, à medida que o governo se esforça para implementar um padrão nacional para LLMs de acordo com os esforços para regulamentar a IA.

Baidu, Huawei Technologies, Tencent Holdings e Alibaba já lançaram seus respectivos LLMs para adoção em várias indústrias, apesar dos altos custos incorridos na construção da infraestrutura computacional massiva necessária para treinar e desenvolver novas aplicações de IA.

No início de setembro, a Ant lançou um LLM específico para finanças chamado AntfinGLM, alimentado pelo Bailing, na conferência "Inclusion Conference on the Bund". Isso foi usado para atualizar o Zhixiaobao, o "assistente financeiro inteligente" voltado para o consumidor da empresa para gestão de patrimônio e seguros.

As versões atualizadas do Zhixiaobao e Zhixiaozhu estarão disponíveis para os usuários assim que receberem a aprovação regulatória, disseram os executivos da Ant na época.

O presidente e CEO da Ant, Eric Jing Xiandong, disse na conferência de Xangai que o surgimento dos LLMs "reformulará muitas atividades comerciais".

Com informações do SCMP