CHINA EM FOCO

Guerra dos Chips: NVIDIA anuncia avanços no mercado chinês de chips autônomos

Tecnologia desenvolvida pela principal fabricante de chips dos EUA é adotada por empresas chinesas de veículos elétricos e estimula concorrência

Créditos: NVIDIA (Divulgação)
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A Nvidia, uma fabricante de chips dos Estados Unidos, que enfrenta restrições de Washington para vender seus semicondutores mais avançados à China, anunciou avanços importantes no mercado chinês de veículos elétricos (EV) com sua tecnologia de direção autônoma.

Durante a feira de eletrônicos de consumo CES em Las Vegas (EUA), a Nvidia revelou que fabricantes chineses de EV, incluindo Great Wall Motors, Li Auto, Xiaomi e ZEEKR, apoiada pela Geely, adotaram seu sistema de direção autônoma Drive Thor para aprimorar a performance de seus veículos.

Isso gera uma competição acirrada com fornecedores locais chineses de sistemas de direção autônoma, como a Huawei Technologies.

Os sistemas de direção autônoma, considerados como o cérebro dos carros do futuro, têm se tornado um setor altamente competitivo à medida que a China impulsiona a adoção de tecnologias avançadas nessa área.

Em setembro de 2022, a Nvidia lançou o Drive Thor – que combina direção automatizada e assistida, sistemas de infoentretenimento e estacionamento automatizado – como parte de sua linha de soluções de chips automotivos.

Em junho do ano anterior, a Nvidia – que não pode exportar seus chips avançados de inteligência artificial (IA) para a China devido às sanções comerciais dos EUA – detinha cerca de 52% do mercado global de navegação em piloto automático (NOA) e mantinha acordos de cooperação com 25 fabricantes de equipamentos automotivos originais em todo o mundo, segundo dados do Gasgoo Institute, uma empresa de pesquisa com sede em Xangai.

Brady Wang, diretor associado da empresa de pesquisa Counterpoint, comentou:

“A Nvidia continua líder em chips de condução inteligente na China. No entanto, espera-se que a concorrência entre fabricantes chineses e empresas estrangeiras se intensifique, à medida que disputam uma parcela do crescente segmento de direção autônoma no mercado de veículos elétricos chinês.”

Fabricantes chineses de EV têm sido grandes compradores de chips automotivos da Nvidia. Modelos de destaque como o ET5 e ES7 da Nio, o L9 da Li Auto e o G9 da Xpeng, todos vêm equipados com os chips Orin da Nvidia. No mercado de semicondutores, os chips automotivos são considerados menos sensíveis pelas autoridades dos EUA em termos de sanções comerciais.

Pequim incentiva rede de transportes forte e moderna

Em 2022, a China comercializou cerca de 7 milhões de veículos de passageiros inteligentes equipados com sistemas de condução autônoma assistida, representando uma taxa de penetração de mercado de 35%.

No primeiro semestre de 2023, essa taxa subiu para quase 43%, segundo dados do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China.

Em novembro, o MIIT lançou uma nova política incentivando os fabricantes de veículos elétricos a introduzirem veículos com níveis avançados de condução autônoma nas estradas chinesas.

Esta medida faz parte de um grande esforço para realizar a visão do presidente chinês, Xi Jinping, de criar uma rede de transportes forte e moderna.

Graças ao estímulo político, os fornecedores chineses de soluções de sistemas de condução autónoma – incluindo a Horizon Robotics e a Black Sesame Technologies – intensificaram o seu jogo e estão preparados para uma maior concorrência com empresas como Nvidia, Qualcomm e MobileEye, de propriedade da Intel, em áreas como a condução autónoma. chips e soluções completas para carros inteligentes.

A Nvidia liderou o mercado chinês de soluções de computação NOA com uma participação de 53% no primeiro semestre de 2023, seguida pela start-up de mobilidade inteligente Horizon Robotics com 31%, e Texas Instruments com 9%, de acordo com dados da Gaogong Industry Research Institute (GGII), que rastreia indústrias emergentes na China, como EVs e baterias. Huawei e MobileEye ficaram em 4º lugar, com 4% de participação de mercado cada.

Liderança da Huawei

A Huawei emergiu como um player líder devido à sua experiência em design de chips automotivos e sistemas de hardware depois de criar uma unidade de soluções para carros inteligentes em 2019, ano em que foi adicionada à lista negra comercial dos EUA. Sob estas sanções, a Huawei não podia comprar a maioria dos semicondutores de origem estadunidense teve de contar com os seus próprios chips de condução inteligente.

Antes do Salão do Automóvel de Xangai de 2023, em abril, a Huawei lançou sua própria plataforma de direção inteligente desenvolvida internamente, chamada sistema de direção avançado 2.0 (ADS) e alimentada por um chipset MDC 610 fabricado pela Huawei, de acordo com um relatório da empresa de pesquisa Counterpoint e um nota em julho da Kaiyuan Securities.

Em novembro, a Huawei anunciou a transferência de tecnologias essenciais do seu negócio de automóveis inteligentes para uma nova joint venture com a Changan Automobile, apoiada pelo Estado.

O novo empreendimento, no qual a Changan tem uma participação de 40%, está aberto a outros fabricantes de automóveis como investidores de capital.

Apesar de ainda estar no vermelho, a unidade automobilística da empresa alcançou vendas de 2,1 bilhões de yuans (305 milhões de dólares) em 2022 e 1 bilhão de yuans em receitas no primeiro semestre do ano passado, segundo informações da empresa.