CHINA EM FOCO

Fãs chineses de Messi fazem fila para comprar um pedaço do gramado onde o argentino jogou

Por quase 350 reais, mais de quatro mil pessoas querem arrematar o souvenir; episódio bomba nas redes sociais da China

Créditos: Xinhua - Fãs de futebol na China fazem fila para pagar mais de 350 reais por pedaços de grama cortados do campo em Pequim, onde a superestrela do futebol Lionel Messi exibiu suas habilidades em um jogo amistoso contra a Austrália em 15 de junho deste ano.
Escrito en GLOBAL el
  • Estádio na China divide e vende superfície de jogo em que a estrela do futebol Lionel Messi exibiu suas habilidades
     
  • Quatro mil fãs fazem fila para adquirir uma seção da grama do Estádio dos Trabalhadores de Pequim, onde a lenda viva argentina jogou em junho
     
  • A iniciativa é amplamente bem recebida pelas pessoas nas redes sociais do continente, mas alguns a descreveram como 'absurda'.

Pedaços de grama do campo na China onde a superestrela global do futebol Lionel Messi exibiu suas habilidades em junho deste ano estão à venda por 499 yuan (cerca de 350 reais) cada.

Pequenas seções de grama serão cortadas de áreas do campo do Estádio dos Trabalhadores de Pequim, onde a estrela argentina - que alguns consideram o melhor jogador de futebol de todos os tempos - participou de grande parte de um jogo amistoso contra a Austrália em 15 de junho.

Entre 11 e 15 de agosto, a Zhonghe Gongti, que administra o estádio, permitiu que as pessoas inscrevessem seus nomes em um sorteio que selecionará 100 vencedores do "gramado do Messi" por 499 yuan por pedaço.

Não está claro qual é o tamanho dos pedaços individuais de grama, mas o operador do estádio disse que eles foram retirados de três áreas específicas da superfície de jogo.

Uma delas é a posição da qual Messi chutou com o pé esquerdo para a rede apenas 81 segundos após o início do jogo - acredita-se que tenha sido o gol mais rápido de sua carreira até o momento. 

Getty Images - Lionel Messi encantou dezenas de milhares de fãs chineses quando liderou a Argentina para uma vitória por 2 a 0 sobre a Austrália em um jogo amistoso em Pequim em junho deste ano.

Outra área é onde ele driblou três defensores hipnotizados, e a terceira é uma área maior onde o astro atuou durante os 90 minutos.

A grama nessas áreas será cortada em 2.023 pedaços de relva e, depois que o primeiro lote sorteado for vendido, o restante será vendido em plataformas de mídia social como Xiaohongshu e Dewu, informou a empresa.

Messi liderou sua equipe da Argentina para uma vitória por 2 a 0 sobre a Austrália diante de uma multidão de 50 mil pessoas em 15 de junho. Durante sua viagem de seis dias à China, o astro argentino recebeu uma grande recepção dos fãs locais.

A empresa informou pelo aplicativo de mídia social Weibo o motivo de ter decidido vender as lembranças de relva.

O Estádio dos Trabalhadores de Pequim criou um carnaval que reuniu dezenas de milhares de pessoas em 15 de junho. Ele carregava sonhos e paixão. Testemunhou persistência e milagres. Para selar a história e a felicidade da noite de 15 de junho, este campo que sediou seis competições da Super Liga Chinesa e um jogo amistoso internacional, será transformado em lembranças de relva.

A empresa informou ainda que após o pagamento, os compradores precisarão esperar cerca de 45 dias para receber a relva sagrada, pois leva tempo para processar a grama e preservá-la em uma caixa de vidro selada.

Outras lembranças de jogos

Essa não é a primeira vez que a Zhonghe Gongti vende relva como lembranças, eles também fizeram isso em 2013 e 2020. Alguns estádios europeus também fizeram o mesmo. No entanto, o movimento gerou controvérsias, com algumas pessoas descrevendo-o como "absurdo".

Um observador online no Douyin brincou com o fenômeno que já atraiu cerca de quatro mil pessoas se candidataram para comprar a relva.

Pequim também tem o ar que Messi respirou. Talvez você queira pensar em vender isso também.

Um outro internauta admite que está na disputa.

Eu estava lá para testemunhar o charme do Rei do Futebol e o excelente desempenho da equipe argentina. Gostaria de colecionar a relva. Deus, por favor, me dê boa sorte no sorteio.

Wang Peng, um pesquisador em economia da Universidade de Tecnologia de Nanchang, na província de Jiangxi, no sudeste da China, disse que muitos não fãs de futebol podem ter dificuldade em entender o fenômeno das lembranças de relva, mas para os fãs, a grama celebrada tem valor.

Então, isso depende dos fãs. Nossa sociedade se tornou cada vez mais diversificada, a mentalidade e os valores dos consumidores também mudaram. Não há necessidade de ser exigente em relação a produtos não convencionais.

Com informações do SCMP