Adivinhe qual é a competição de futebol mais popular na China agora? Se você pensou que era a Super Liga Chinesa (CSL, da sigla em inglês), o nível mais alto do futebol profissional no país asiático, pense novamente.
Graças ao clima festivo e às frequentes performances surpreendentes de classe mundial, um torneio de futebol em uma vila realizado no condado de Rongjiang, sudoeste da província de Guizhou, capturou a atenção da mídia, das redes sociais e até mesmo de estrelas estrangeiras.
Te podría interesar
Organizado e jogado por moradores locais, o torneio amador de futebol foi apelidado de "Cun Chao" pelos internautas chineses, que se traduz para "Super Liga da Vila".
Na plataforma de mídia social chinesa Weibo, semelhante ao Twitter, as hashtags e tópicos relacionados a "Cun Chao" receberam mais de 200 milhões de visualizações, e vários vídeos do torneio receberam milhões de curtidas na plataforma de vídeos curtos Douyin.
Te podría interesar
A natureza autêntica de "Cun Chao" também chamou a atenção do ex-jogador inglês Michael Owen, que atuou no Liverpool, Real Madrid, Newcastle United, Manchester United, Stoke City e na seleção da Inglaterra e gravou um vídeo para mostrar seu apoio.
"Quero parabenizar 'Cun Chao' por todo o seu sucesso, por obter todos os bons resultados no futebol. Desejo tudo de melhor para 'Cun Chao' no futuro. Tenho certeza de que vocês vão melhorar cada vez mais", disse Owen.
Mais do que uma festa do futebol
De maio a julho deste ano, 20 equipes do Condado de Rongjiang participam do torneio às sextas-feiras, sábados e domingos. Divididas em dois grupos, as equipes competem em partidas de todos contra todos e fases eliminatórias, com a final agendada para 29 de julho.
Os jogadores deste torneio rural têm origens diversas. São vendedores, agricultores, pedreiros, açougueiros e operários de fábrica, representando diversos grupos étnicos como Miao, Dong, Shui, Han e Yao.
Com entrada gratuita, milhares de espectadores lotam o estádio do condado para cada partida. As arquibancadas costumam estar cheias, com algumas pessoas em pé ou até agachadas no chão devido à falta de assentos vazios.
De acordo com estatísticas do governo local, a média de público nos jogos do "Cun Chao" ultrapassa 10 mil pessoas, colocando-o em pé de igualdade com a liga profissional do país, a CSL.
Para muitos espectadores que viajam de longe para assistir aos jogos do "Cun Chao", trata-se de algo além do futebol.
O Condado de Rongjiang abriga 15 grupos étnicos, com minorias étnicas representando mais de 83% de sua população de 385 mil habitantes. O condado conta com 11 patrimônios culturais imateriais nacionais, como a canção folclórica Dong e o canto de Dong Pipa (um alaúde chinês de 4 cordas).
Antes das partidas, representantes das equipes de animação, vestidos com trajes étnicos tradicionais, carregam especialidades locais nos ombros, tocam o pífano de cana e dançam enquanto entram no campo ao lado dos jogadores de futebol locais. Os espectadores também podem desfrutar de apresentações de música e dança folclóricas durante o intervalo.
O clima no local era tão elétrico na partida do dia 9 de junho que o renomado comentarista esportivo chinês Han Qiaosheng teve que subir em uma escada para fazer seus comentários. Ele observou que, apesar de cobrir inúmeros eventos esportivos, incluindo a Copa do Mundo Fifa e as Olimpíadas, ele achou a superliga da vila em Rongjiang única e divertida.
David Geary, um entusiasta de futebol do Reino Unido, compareceu a uma partida do "Cun Chao" no último sábado (10). Ele ficou maravilhado ao ver tantos aldeões jogando futebol e organizando suas próprias equipes.
"O futebol une as pessoas, o que está no cerne dos esportes. No 'Cun Chao', todos os aldeões vêm apoiar suas equipes, e é assim que o futebol deveria ser", disse Geary.
Incentivo do governo
"Cun Chao" firmou Rongjiang no mapa. No entanto, o condado possui uma tradição de futebol de longa data, apesar de sua rápida ascensão à fama.
Segundo um funcionário do governo do Condado de Rongjiang, Lin Tao, o futebol foi introduzido no condado na década de 1940 e desde então se tornou parte integrante da vida dos moradores locais. Em 2021, Rongjiang foi listado pela Associação de Futebol da China como um dos condados modelo para o desenvolvimento do futebol.
O chefe da associação de futebol do condado, Li Mingxing, lembra a ausência de campos de futebol padronizados no passado.Mas as condições difíceis não impediram que as pessoas locais perseguissem seus sonhos no futebol. Seja em campos de arroz, margens de rios ou terrenos acidentados, os residentes eram frequentemente vistos jogando futebol.
Nos últimos anos, os governos em todos os níveis aumentaram os esforços para promover o desenvolvimento nas áreas rurais da China, resultando na expansão e melhoria dos locais esportivos e instalações de exercícios locais.
Atualmente, Rongjiang tem mais de 30 equipes de futebol de aldeia e 14 campos de futebol padronizados, lista Lin.
"A melhoria das instalações esportivas estabeleceu uma base sólida para eventos como este florescerem e incentivar mais pessoas no campo a se envolverem em atividades físicas", disse Lin.
Não é só o futebol
"Cun Chao" é apenas o mais recente fenômeno esportivo rural que varreu a China. Um torneio de basquete em uma vila, também na província de Guizhou, teve um impacto significativo online e offline e é conhecido como "CunBA" entre os internautas.
Os especialistas atribuem a imensa popularidade de "CunBA" e "Cun Chao" ao fato de que esses torneios realmente pertencem ao povo local e promovem um senso de comunidade diferente de qualquer outro evento.
"'CunBA' e 'Cun Chao' representam um estilo de vida vibrante cheio de prazer rural. Eles são o resultado da campanha de revitalização rural do país e, por sua vez, contribuirão para a revitalização rural", observa Qin Chuan, colunista de um jornal sediado em Wuhan.
Aproveitando a febre do "Cun Chao", o governo do condado de Rongjiang tem desenvolvido o turismo local e a economia, assim como o condado de Taipan com "CunBA".
"Durante os dias de competição, foram montadas de duzentas a trezentas barracas ao redor do estádio para vender produtos locais. Podemos ganhar quase 4 mil yuanes (cerca de 561 dólares americanos) em uma noite", contabiliza Xiong Zhuqing, de Fengle Village, que vende melancia cultivada localmente.
De acordo com Xu Bo, o chefe do governo do condado de Rongjiang, eles estenderam convites a equipes de futebol de vilas fora de Rongjiang para transformar o "Cun Chao" em uma competição nacional.
"Continuaremos a aproveitar a marca 'Cun Chao' para impulsionar a revitalização rural, despertar a paixão das pessoas pelo futebol e criar um ambiente puro para jogar futebol", finaliza Xu.