CHINA EM FOCO - ESPECIAL CULTURA CHINESA

Novas tecnologias moldam a indústria cinematográfica chinesa

Laboratório de Visão, evento que integra a 25ª edição do Festival Internacional de Cinema de Xangai, mostra como a realidade virtual, a realidade aumentada e a realidade estendida têm moldado a indústria cinematográfica e o futuro da humanidade

Escrito en GLOBAL el

As pessoas em Xangai podem experimentar como novas tecnologias estão sendo integradas à produção cinematográfica durante o Festival Internacional de Cinema de Xangai (Siff, da sigla em inglês). O "Laboratório de Visão" do festival foi criado para mostrar como a realidade virtual (RV), realidade aumentada (RA) e realidade estendida (RE) têm moldado a indústria cinematográfica, bem como o futuro da humanidade.

No Centro de Arte Push, no distrito de Putuo, em Xangai, foi criada uma versão futurística da história de "A Jornada ao Oeste", com uma versão em RV do conto de 170 anos.

O sistema de captura de movimento monitora os movimentos e gestos do ator em tempo real e envia os dados para um computador. Uma vez no sistema, a aparência e a voz do ator podem ser modificadas com apenas algumas teclas e cliques do mouse.

"Acredito que as mais recentes tecnologias possibilitarão novas possibilidades para a indústria cinematográfica e o setor de entretenimento. Acredito que RA, RV e realidade mista estarão funcionando e avançando em paralelo com a indústria cinematográfica", disse Lou Yanxin, fundador do Sandman Studio.

"Uma das coisas mais desafiadoras é que as pessoas precisam lidar com o avanço da tecnologia. Temos que aprender e lidar com a tecnologia agora para ver o que ela será capaz de nos fornecer. Porque não podemos aprender tão rapidamente quanto as máquinas", completou.

Utilizando essas tecnologias de ponta, as pessoas podem experimentar virtualmente como é mergulhar nas profundezas do oceano e dançar com águas-vivas, escalar os Alpes ou até mesmo partir para o espaço sideral.

Um jovem visitante chamado Ou Haofei disse que nunca tinha experimentado tecnologia de RV enquanto estava deitado, porque a maioria dos jogos e filmes de RV não oferecem um espaço de 360 graus completo.

"Eu realmente sinto que estou no espaço. Gostaria de poder usar isso em casa", disse ele depois de experimentar uma demonstração no local.

Cerca de 30 filmes estão disponíveis durante o festival de cinema, incluindo seis que estão estreando na China. No entanto, uma das atrações mais populares é um jogo de realidade mista para quatro jogadores chamado "Eggscape". É uma colaboração entre o Sandman Studio e o 3dar da Argentina.

"Esses óculos de RV fornecem visões de 360 graus do filme (cenas), para que você possa estar completamente imerso na experiência e fazer parte da ação, em vez de apenas assistir", disse Zhang Yue, um repórter e crítico local.

"A interatividade pode ser a principal razão pela qual mais pessoas estão se interessando pela RV, pois os espectadores podem fazer escolhas que afetam a história e o desfecho do filme", afirmou Che Lin, curador do Laboratório de Visão.

Che disse ainda que disponibilizaram pelo menos 10 dispositivos de RV para que as pessoas possam sentir os benefícios de se imergir completamente em filmes e jogos.

"Filmes em tela de cúpula também estão disponíveis aqui, assim como dança interativa. Queremos que as pessoas realmente entrem no filme e façam parte dele", observou.

O instituto de pesquisa Omdia estima que os gastos totais dos consumidores em dispositivos e conteúdos de RV atingirão 7,5 bilhões de dólares americanos até 2026, com mais de 70 milhões de óculos de RV em uso globalmente naquele ano. O valor do hardware e software de RV aumentará para 16 bilhões de dólares americanos até esse prazo, em comparação com 6,4 bilhões em 2021, afirmou o relatório.

25ª edição do Festival Internacional de Cinema de Xangai

Reprodução

A centenária cultura cinematográfica e a indústria cinematográfica proporcionaram uma base rica em filmes e cultura para a cidade de Xangai. Em 1993, nasceu o Festival Internacional de Cinema de Xangai (Siff, da sigla em inglês) na onda de reforma e abertura. Em 1994, foi credenciado pela Federação Internacional de Associações de Produtores Cinematográficos como o primeiro e único festival internacional de filmes de longa-metragem competitivo na China.

Em sua história de 24 edições, o Festival Internacional de Cinema de Xangai testemunhou os altos e baixos do desenvolvimento do cinema chinês, experimentou os altos e baixos da jornada de crescimento e também colheu a alegria do sucesso, conquistando, com passos firmes e esforços incessantes, a confiança de cineastas chineses e estrangeiros, bem como instituições cinematográficas.

No contexto especial dos tempos em que todos os esforços são feitos para prevenir e controlar a epidemia, a 24ª edição do Festival Internacional de Cinema de Xangai, realizada em 2021, contou com 4.443 filmes de 113 países e regiões inscritos para a competição.

A realização de cada Siff impulsionou vigorosamente o desenvolvimento da causa cinematográfica e da indústria cinematográfica da China, bem como o aprimoramento da competitividade central de Xangai e do poder cultural suave, ao mesmo tempo em que atende continuamente às necessidades culturais das pessoas que amam filmes. É o festival de cinema que tem contribuído para uma vida urbana melhor e uma cidade mais vibrante.

A 25ª edição do Festival Internacional de Cinema de Xangai teve início no dia 9 e prossegue até dia 18 de junho de 2023. No novo começo da nova era, o evento reúne, apresenta e apoia obras cinematográficas de qualidade domésticas e estrangeiras com uma atitude mais aberta para enriquecer a marca da "Cultura de Xangai" e promover a transformação da China de um grande país cinematográfico para uma potência cinematográfica.