- Tendência envolve usar roupas com padrões marcantes e cores vibrantes altamente saturadas
- Um influenciador famoso do Douyin postou vídeos em maio que impulsionaram a tendência a novas alturas nas mídias sociais chinesas
- Exército de Terracota, criado pelo primeiro imperador chinês, Qin Shi Huang, em 246 a.C, já aderia à tendência de 'moda dopamina'
A tendência mundial de moda que explodiu em 2023 na China, chamada de "vestimenta de dopamina", cativou milhões de jovens adultos chineses neste verão ao evocar um sentimento de felicidade através de escolhas de cores ousadas e alegres.
A dopamina é um neurotransmissor que atua de diferentes formas no sistema nervoso e está relacionada, por exemplo, com o humor e o prazer
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A "vestimenta de dopamina" envolve adornar-se com roupas que apresentam padrões marcantes e cores altamente saturadas e vibrantes, como verde limão, amarelo-limão e rosa choque.
O objetivo é elevar o humor e amplificar sentimentos de alegria, semelhante ao efeito da liberação da dopamina em nosso corpo, que desencadeia excitação e felicidade.
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Com a psicologia subjacente de que cores vivas podem evocar emoções de alegria, relaxamento e positividade, a vestimenta de dopamina também funciona como uma forma de "cura emocional" através da cor, permitindo que as pessoas "vistam a felicidade".
Tendência nas redes chinesas
No início de maio deste ano, uma famosa influenciadora do Douyin, conhecida como Baizhou Xiaoxiong em chinês ou Daytime Bear, postou uma série de vídeos que impulsionaram a tendência a novas alturas nas redes sociais chinesas.
Em um clipe de apenas 10 segundos, ela trocou rapidamente seis trajes distintos de verão, cada um com cores vibrantes, brilhantes e cativantes, que ela brincou chamando de "vestimenta arco-íris".
O efeito online foi profundo, com diversos vídeos da série acumulando mais de 5 milhões de curtidas cada um apenas no Douyin. Daytime Bear ganhou 2,8 milhões de novos seguidores em apenas um mês, conforme relatado pela Feigua Data.
Isso também desencadeou uma série de vídeos e discussões relacionadas nas plataformas de mídia social chinesas.
Figuras renomadas como a atriz Yu Shuxin, embaixadora da marca recém-nomeada da Givenchy, e a influenciadora de topo Yi Mengling, todas aderiram à vestimenta de dopamina e compartilharam em suas contas de mídia social.
Bombeiros e médicos aderem à tendência
Até mesmo as contas de mídia social de alguns bombeiros e médicos aderiram à tendência.
Em 21 de maio, a conta oficial do Douyin do Departamento de Bombeiros da província de Jiangxi, no sudeste da China, compartilhou um vídeo com quatro conjuntos de trajes de vestimenta de dopamina para bombeiros.
Isso incluiu uniformes azuis de manga curta, uniformes de resgate laranja, macacões verdes profundos de combate a incêndios e trajes amarelos brilhantes de proteção química, acumulando impressionantes 2,6 milhões de curtidas no vídeo.
Tendência milenar nas cores do Exército de Terracota
A tendência até mesmo provocou uma perspectiva única sobre a história, já que os usuários online chineses afirmaram que o famoso Exército de Terracota, com mais de 2.200 anos, foi um exemplo inicial de vestimenta de dopamina.
Devido ao longo período de submersão no subsolo e aos efeitos da oxidação pela exposição ao ar, os guerreiros de terracota que são visíveis para os visitantes hoje em dia perderam suas cores originais.
No entanto, quando foram criados, os artesãos os adornaram com várias tonalidades vibrantes, principalmente em oito cores - vermelho, verde, azul, roxo, amarelo, rosa, preto e branco.
Um comentarista online no Xiaohongshu disse:
Então os guerreiros de terracota foram na verdade os primeiros adotantes da vestimenta de dopamina!
O que foi o Exército de Terracota
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Qin Shi Huang, o primeiro imperador da China, que unificou os reinos em guerra, ordenou a construção do Exército de Terracota assim que ascendeu ao trono de Qin em 246 a.C., enquanto a maioria das decisões era tomada por funcionários, já que ele tinha apenas 13 anos.
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Acredita-se que o primeiro-ministro Li Si tenha projetado o projeto e o supervisor-chefe fosse Zhang Han, o general Sênior do Exército de Qin.
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Mais de 700 mil trabalhadores foram recrutados ou forçados a participar, incluindo soldados, artesãos e camponeses. Foram planejados quatro poços para serem construídos.
- Conforme foram parcialmente escavados, em três deles estão os guerreiros de terracota e um dos poços ficou vazio, acredita-se que tenha ficado inacabado devido à morte repentina de Qin aos 50 anos, e seu túmulo ainda permanece não escavado.
- Existe um exército de mais de oito mil soldados de argila encontrados para acompanhar o imperador Qin na vida após a morte.
- Estimados em 2007, os guerreiros de terracota permanecem em pé sob o solo, a maioria deles ainda não foi desenterrada nos poços do Mausoléu de Qin Shi Huang.
- Além dos soldados, 130 carruagens, 520 cavalos e 150 cavalos de cavalaria também fazem parte do impressionante exército de argila.
- Em março de 1974, vários camponeses locais na aldeia de Xiyang, na cidade de Lishan, condado de Lintong, encontraram pedaços de cerâmica quebrados e vários guerreiros de terracota quebrados em tamanho real foram escavados.
Tendência de consumo
Não surpreendentemente, a tendência tem gerado uma nova demanda do consumidor e impulsionado as vendas de marcas de moda rápida.
A marca de fast fashion Uniqlo, renomada por seu estilo confortável e casual com cores discretas, lançou uma coleção de coletes, shorts e saias em cores vivas neste verão a preços acessíveis.
As escolhas de roupas frequentemente refletem mudanças nas escolhas de estilo de vida mais amplas.
Anteriormente, o estilo "normcore" era tendência na China, apresentando roupas despretensiosas e com aparência média para pessoas que ansiavam por simplicidade e desapego do materialismo e consumismo. Esse estilo é marcado pelo conforto com uso de peças em cores neutras, como bege, cinza, preto e branco; e algumas estampas mais discretas como listras e xadrez.
No entanto, a nova prevalência da vestimenta de dopamina significa uma transformação nas perspectivas de vida das pessoas na China durante a era pós-pandêmica.
Depois de experimentar considerável incerteza e ansiedade durante a pandemia de Covid, buscar o individualismo alegre e a felicidade emergiu como um sentimento predominante no continente chinês.
A mensagem central que a vestimenta de dopamina transmite é que priorizar a felicidade e a emoção positiva é sempre primordial.
Com informações do SCMP