CHINA EM FOCO

Febre da Barbie revela raízes antigas chinesas do cor-de-rosa desde uniformes dinásticos

Diferentes tons da cor dominante do filme existem na China desde tempos antigos e geralmente recebiam nomes relacionados ao objeto natural de onde provinham

Créditos: SCMP - Barbie é sucesso de bilheteria na China
Escrito en GLOBAL el
  • Alvo de críticas de feministas, a cor rosa e suas diversas tonalidades existem na China desde tempos antigos
     
  • O sucesso de Hollywood, Barbie, fez muitos repensarem sua reputação "feminina"

O sucesso de Hollywood, Barbie, não apenas tem provocado discussões entre as feministas na China, mas o uso avassalador de rosa no filme também despertou a curiosidade sobre a história da cor no país.

Embora ainda hoje o rosa seja considerado feminino e o azul masculino, as duas cores só começaram a se tornar sinais de gênero pouco antes da Primeira Guerra Mundial.

Na verdade, a designação feminina da cor só começou na década de 1940 e originou-se de uma estratégia de marketing usada por fabricantes e varejistas dos EUA de roupas infantis.

Diferentes tons de rosa existem na China desde tempos antigos e geralmente recebiam nomes relacionados ao objeto natural de onde provinham.

Naquela época, a cor era associada ao gênero em certa medida, mas não tanto quanto tem sido nos tempos modernos.

Por exemplo, o rosa com um tom de salmão, ou Haitianxia, traduzido como "nuvens rosadas entre o mar e o céu", foi criado durante a dinastia Ming (1368-1644) para imitar o brilho romântico de um pôr do sol.

A flor de pêssego, uma versão do rosa que literalmente se refere à cor das flores em flor, tem sido usada para descrever mulheres encantadoras desde o Período das Primaveras e Outonos (cerca de 771 a 476 a.C.) - muito antes da mesma conotação se tornar comum nos países ocidentais na década de 1950. 

Cor rosa tem raízes na China antiga

Nos Livros de Canções, uma das mais antigas coleções de poesia do mundo datando dos séculos XI a VII a.C., um poema descreve uma noiva como uma flor de pêssego:

"A árvore de pêssego está florescendo brilhantemente, nela estão crescendo flores vivas. Agora a donzela está prestes a se casar, tão feliz ficará o marido."

A arte da tingimento natural à base de ervas também amadureceu na China por volta da mesma época. Artesãos extraíam pigmento vermelho de plantas como Rubia cordifolia e açafrão. Misturado com branco de chumbo, o rosa que ele produzia se tornou um popular rouge para as bochechas da dinastia Tang (618-907) nomeado após as flores de pêssego.

O poeta da dinastia Tang, Cui Hu, usava a cor da flor de pêssego para retratar uma mulher bonita: "Bochechas e flores de pêssego brilham uma sobre a outra", ele escreveu. A cor também era usada em conexão com relacionamentos românticos, uma ligação que permanece até os dias atuais.

Olhos de flor de pêssego se refere a olhos de ovelha, Taose Xinwen, que literalmente significa "notícias de pêssego", se refere a um escândalo sexual e, se uma pessoa está tendo sorte de flores de pêssego, significa que ela está prestes a se envolver em um relacionamento romântico.

Rosa em uniformes militares e na Ópera

Outra tonalidade de rosa, qian fei, ou carmesim claro, por outro lado, representa poder e masculinidade. A cor era usada nos uniformes de funcionários do quinto grau na dinastia Tang, ficando atrás do roxo para funcionários acima do terceiro grau e do carmesim escuro para o quarto grau, e antes do verde e ciano para funcionários de patente mais baixa.

Na Ópera de Pequim, o rosa também é aplicado nas máscaras faciais de homens idosos. Somente com a entrada da cultura e moda ocidental na China após o período de "reforma e abertura" do final dos anos 1970, o rosa, assim como sua tradução contemporânea fen se, começou a ser reconhecido pelo seu significado moderno - feminino e fashion, às vezes extravagante.

A cor se tornou tão popular entre os consumidores chineses que a Apple lançou uma opção de ouro rosa em sua linha de iPhones 6s em 2015, que, segundo o CEO Tim Cook, era voltada principalmente para o mercado chinês.

Nos últimos anos, a cor também adquiriu um significado político no sentido do surgimento da expressão online "Pequeno Rosa". Traduzido do xiao fenhong em chinês, representa um grupo de guerreiros digitais, na maioria jovens chineses, que são impulsionados pelo zelo patriótico e voluntariamente defendem o governo chinês online, até mesmo contra as críticas mais brandas.

Barbie é sucesso de bilheterias na China

Na China, o filme Barbie, dirigido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, arrecadou cerca de 200 milhões de yuan (US$28 milhões) em bilheteria até 2 de agosto, e as mulheres compuseram cerca de 80% dos espectadores.

Sua popularidade também trouxe um código de vestimenta para ir ao cinema, onde os espectadores usam rosa Barbie. Além disso, revivou muitas lembranças de infância das mulheres de brincar com bonecas Barbie shanzhai, ou piratas.

O apoio do filme ao feminismo e a zombaria da masculinidade tóxica empoderaram muitas mulheres chinesas. Anteriormente, a cor era vista como chamativa e em contradição com a ideia de mulheres independentes.

Com informações do SCMP