- A China celebra o 1º Dia Nacional da Ecologia em meio aos esforços para alcançar metas de carbono
- O primeiro Dia Nacional da Ecologia tem como tema "Águas límpidas e montanhas exuberantes são ativos inestimáveis".
- A China formulará políticas para promover a transformação verde do desenvolvimento econômico e social
A China celebrou nesta terça-feira (15) o seu primeiro Dia Nacional da Ecologia, à medida que avança constantemente para cumprir suas promessas de atingir o pico de carbono e a neutralidade de carbono.
O primeiro Dia Nacional da Ecologia do país teve como tema "Águas límpidas e montanhas exuberantes são ativos inestimáveis", um conceito central na busca da China pelo progresso ecológico.
Te podría interesar
Dando instruções sobre o Dia Nacional da Ecologia, o presidente chinês Xi Jinping instou toda a sociedade a promover vigorosamente e agir como modelos a praticar o conceito.
Xi afirmou que a conservação ecológica é de vital importância para o desenvolvimento sustentável da nação chinesa, chamando-a de uma questão política fundamental que diz respeito à missão e ao propósito do Partido Comunista Chinês (PCCh), bem como uma questão social importante que afeta o bem-estar público.
Te podría interesar
O presidente chinês propôs o conceito em 15 de agosto de 2005, quando visitava a Vila Yucun, na província de Zhejiang, no leste da China, onde elogiou a decisão dos moradores de fechar minas de calcário e fábricas de cimento após a indústria causar danos graves ao meio ambiente local. Na época, Xi era o chefe do PCCh em Zhejiang.
Ao longo dos anos, o conceito evoluiu para uma crença coletiva entre o povo chinês, e a busca pelo desenvolvimento verde, circular e com baixas emissões de carbono tornou-se um esforço conjunto para todas as regiões e autoridades do país.
A transformação verde da segunda maior economia do mundo também oferece ao mundo uma abordagem chinesa para o desenvolvimento sustentável.
Ação verde
A China formulará políticas e medidas para promover a transformação verde abrangente do desenvolvimento econômico e social, disse Zheng Shanjie, chefe da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, na sigla em inglês), na cerimônia de abertura de um evento do Dia Nacional da Ecologia na cidade de Huzhou, na província de Zhejiang, leste da China.
O país implementará completamente a estratégia abrangente de conservação, acelerará a transição para a conservação de energia e redução de carbono em setores-chave, construirá um sistema de reciclagem de resíduos e promoverá o desenvolvimento verde, de baixo carbono e de alta qualidade, disse ele.
A NDRC também acelerará o planejamento e desenvolvimento de um novo sistema de energia, continuará a melhorar políticas para o desenvolvimento econômico verde e de baixo carbono, e aperfeiçoará o sistema de alocação de recursos e elementos ambientais baseado no mercado.
A China tem desempenhado um papel ativo na governança global do meio ambiente e do clima, comprometendo-se a atingir o pico de suas emissões de dióxido de carbono antes de 2030 e alcançar a neutralidade de carbono antes de 2060.
A condução verde do país trouxe grandes mudanças: a diminuição nas emissões de carbono por unidade do produto interno bruto (PIB), o rápido desenvolvimento de indústrias de energia limpa, o ar e a água mais limpos e o aumento das áreas de floresta e pastagem.
Uma década de transformação verde
Na última década, as emissões de dióxido de carbono da China por unidade de PIB diminuíram 34,4%, e a densidade de PM2.5 caiu 57%. A capacidade de geração de energia de fontes não fósseis instalada no país ultrapassou 1,38 bilhão de quilowatts, um marco alcançado ao superar a capacidade instalada de carvão. Sua cobertura florestal aumentou de 21,63% para 24,02%
.Essas grandes mudanças ecológicas trouxeram um forte sentimento de felicidade e realização para as pessoas.
A Vila Yucun abraçou o desenvolvimento verde e se transformou em um destino turístico popular com uma paisagem rural pitoresca. O vice-chefe do PCCh no local, na coberta de floresta, no condado montanhoso de Anji, em Huzhou, Yu Xiaoping comentou:
Estamos convencidos porque vimos com nossos próprios olhos que o conceito de 'Águas límpidas e montanhas exuberantes são ativos inestimáveis' é um conceito de desenvolvimento científico que serve aos interesses de todas as pessoas.
"O verão é uma temporada de viagens de pico e nossa pousada geralmente fica totalmente reservada", disse Ge Yuande, de 62 anos, um nativo da Vila Yucun que costumava ser mineiro.
Um ambiente bonito, famílias vivendo juntas e sem preocupações com a segurança do trabalho de mineração ou com problemas de saúde causados pela poluição - essa é a vida com a qual eu sonhava.
Abordagem chinesa
Mehraz Karami, 30 anos, é do Irã e mora na Vila Zhuangshang, em Huzhou, há quatro anos. Ele foi para a China em 2012 para estudar belas artes e viajou bastante antes de se estabelecer na vila e abrir um estúdio de arte.
"Aqui há ar fresco, florestas de bambu e rios. Eu gosto da vida aqui", disse ele. "A vila está próxima à natureza e também possui instalações modernas de trabalho e moradia."
"A frase mais comum que ouço aqui é: 'Águas límpidas e montanhas exuberantes são ativos inestimáveis'. Minha compreensão disso é que, desde que os seres humanos protejam a natureza e tenham um bom ambiente ecológico, a economia, a cultura e a sociedade se tornarão cada vez melhores.
"Os moradores locais me disseram que costumava não haver água potável limpa em casa", disse Nabizhan Mukhametkhanuly, professor da Universidade Nacional Cazaque Al-Farabi, que visitou Zhejiang em 2018. Mas através da restauração ecológica e do desenvolvimento de indústrias rurais, os locais melhoraram seu ambiente e agora vivem vidas prósperas, disse ele.
"O Cazaquistão também possui um grande número de aldeias, e esse modelo de desenvolvimento rural serve como uma referência importante para nós", disse ele.
Exemplo chinês para o mundo
A província de Zhejiang se tornou um exemplo brilhante de como a China "lutou" contra a poluição e se beneficiou do crescimento verde, disse Erik Solheim, ex-diretor executivo do Programa Ambiental das Nações Unidas. Ele observou que o crescimento econômico na China costumava vir acompanhado de muita poluição, mas agora a China é líder mundial em crescimento verde.
A transformação verde da China ao longo da última década se destaca no mundo, e nenhuma outra nação embarcou em uma jornada de desenvolvimento verde com a mesma velocidade e determinação.
Enquanto celebra seu grande progresso ao longo da última década, a China deve direcionar seu olhar para uma economia circular, criar uma civilização ecológica e uma China Bela, acelerar sua revolução em tecnologia verde e usar a Iniciativa do Cinturão e Rota como um veículo para investimento global e compartilhamento das melhores práticas, finalizou Solheim.
Com informações da Xinhua