CHINA EM FOCO

Festivais de música ao ar livre bombam entre jovens chineses

Ingressos para shows como o do astro Wang Yuan, da boy band TFboys, duram minutos; a potência asiática fervilha de baladas para a juventude na pós-pandemia de Covid-19

Créditos: Xinhua - Turistas apreciam uma apresentação em "Henan Único: Terra dos Dramas", um gigantesco complexo de teatro imersivo, em Zhengzhou, província de Henan, no centro da China.
Escrito en GLOBAL el

Com a chegada do feriado de três dias Festival do Barco-Dragão, algumas pessoas escolheram fazer zongzi (a pamonha de arroz chinesa) e participar ou assistir a corridas de barcos-dragão, enquanto muitos jovens optaram por participar de vários festivais de música ao ar livre.

Assista: VÍDEO - Conheça as semelhanças entre as Festas Juninas e o Festival do Barco do Dragão

Estatísticas incompletas revelam que, durante os três dias de feriado, mais de 20 festivais de música serão realizados pela China, incluindo Pequim, Chongqing, Qingdao e Guangzhou. Alguns desses eventos esgotaram rapidamente após a liberação dos ingressos.

Xinhua - 
Ffestival de música no distrito de Nan'an, no município de Chongqing, sudoeste da China.

Especialistas do setor afirmam que a forte demanda do consumidor sem dúvida injeta nova vitalidade na recuperação e desenvolvimento da indústria cultural e turística da China na era pós-pandêmica.

Falta ingresso para assistir Wang Yuan

A China registra um crescimento robusto na indústria das artes performáticas. Uma das medidas para esse excelente desempenho é a dificuldade de encontrar ingressos para espetáculos de artistas como o astro Wang Yuan.

"Não consegui comprar ingressos para os três shows ao vivo do meu ídolo em Xangai e Guangzhou. Felizmente, consegui finalmente adquirir um para o show em Chongqing. Minhas mãos tremiam naquele momento", contou Li Ning, lembrando sua experiência ao comprar um ingresso para o show solo de Wang Yuan, um popular cantor jovem chinês que realizou dois shows em Chongqing no mês passado.

Pandaily - Wang Yuan

Wang Yuan, ou Roy Wang, é uma celebridade chinesa que atua como cantor, compositor, ator e apresentador de televisão. Ele é um dos adolescentes mais influentes da China. Na plataforma Weibo, similiar ao Twitter, ele tem mais de 84 milhões de seguidores. Já foi nomeado pela revista estadunidenseTime como um dos '30 Adolescentes Mais Influentes', em 2017. Desde 2018 ele é embaixador da Unicef. Com 22 anos, integra a banda TFboys. 

TFboys  (Divulgação) - Wang Junkai (centro), Wang Yuan (esquerda) e Yi Yangqianxi (direita)

Após o anúncio oficial dos shows de Wang na megacidade ocidental, a resposta do mercado foi fervorosa, com mais de 800 mil pessoas clicando em "interessado em comparecer" na plataforma de venda de ingressos online Damai. Os ingressos esgotaram logo após o início das vendas.

Chen Yuwei, residente no distrito de Tongzhou, em Pequim, pediu ajuda aos membros de sua família para garantir ingressos para um show de uma banda famosa em Pequim, por meio de vários aplicativos de venda de ingressos. Eventualmente, Chen e o marido conseguiram dois ingressos e desfrutaram da apresentação musical ao vivo.

Além das grandes cidades

Além das principais cidades como Pequim e Xangai, um número cada vez maior de eventos de artes performáticas, incluindo música ao vivo, apresentações teatrais, concertos e outras formas de entretenimento ao vivo, têm surgido em cidades de menor porte em todo o país.

As estatísticas indicaram que durante o feriado de cinco dias do Dia do Trabalho, celebrado no primeiro dia de maio, pelo menos 40 festivais de música foram realizados em todo o país.

De acordo com a Associação Chinesa de Artes Performáticas, até o final de maio, a receita de venda de ingressos de concertos e festivais de música em grande escala na China ultrapassou 167 milhões de dólares dos EUA, com um público de mais de 2,5 milhões de pessoas.

Novo impulso econômico

O aumento de eventos de performance, como concertos e festivais de música, não apenas gera uma receita significativa com a venda de ingressos, mas também impulsiona o crescimento de indústrias relacionadas, incluindo o turismo e a gastronomia.

Luo Meiwei, residente de Pequim, compareceu a um concerto de música no centro da capital nacional da China em 10 de junho. Ele observou que antes do concerto, os restaurantes e shoppings ao redor estavam cheios de pessoas que iriam ao show.

"Muitos negócios colocaram cartazes anunciando um desconto de 10% com ingressos para o concerto para atrair o público", disse ela.

Xinhua - Festival de Música Strawberry em Sanya, província de Hainan, sul da China

"Os festivais de música possuem fortes atributos sociais e de consumo, proporcionando uma variedade de padrões culturais e cenas de consumo, como mercados criativos, experiências gastronômicas e acampamentos. Esses fatores são altamente atraentes para o grupo de consumidores jovens", explicou Hu Na, professora associada na Academia Nacional de Teatro da China.

A indústria de artes performáticas também desempenha um papel importante na estimulação do emprego e na facilitação do desenvolvimento econômico da cidade, acrescentou Hu.

Ao mesmo tempo, mais grupos musicais internacionais, como orquestras sinfônicas e companhias de balé, têm retornado aos palcos chineses na era pós-pandemia, recebendo uma calorosa recepção das gerações mais jovens.

"A chegada de artistas e grupos artísticos estrangeiros traz apresentações esplêndidas para o público chinês. Isso tem enriquecido ainda mais a vida espiritual do público interno e promovido o intercâmbio cultural entre a China e outros países", disse Hu.

Com informações da Xinhua