CHINA EM FOCO

O espírito do antigo poeta Qu Yuan ressoa na China moderna

Frases do estadista e patriota que viveu a mais de dois mil anos são frequentemente citadas por líderes chineses, inclusive o presidente Xi Jinping

Créditos: CGTN - Ilustração retrata o poeta e estadista Qu Yuan
Escrito en GLOBAL el

A China começa nesta quinta-feira (22) a celebrar o Festival do Barco Dragão, um dia dedicado a homenagear Qu Yuan, cujo legado de patriotismo e perseverança influencia o país e o povo chinês por milhares de anos. A festa de três dias prossegue até sábado (24).

Qu era um estadista leal e um poeta patriótico em Chu, um importante estado no Período dos Estados Combatentes (475 a.C. - 221 a.C.). Ele foi injustamente exilado pelo rei de Chu, que ignorou os conselhos de Qu sobre políticas. Desolado com a notícia das forças rivais tomando a capital de Chu, Qu eventualmente escolheu encerrar sua vida, lançando-se no rio Miluo com uma pedra pesada.

Ao ouvir sobre a trágica morte de Qu, as pessoas locais correram para os barcos em busca de seu corpo. Com o tempo, essa prática evoluiu para a tradição milenar das corridas de barcos dragão em memória do poeta.

Ao longo de sua vida, Qu escreveu uma grande quantidade de poemas expressando seu amor e preocupação por seu país e seu povo.

"Enquanto houver caminho, continuarei buscando em todos os lugares", escreveu Qu.

Essa frase acima talvez sua linha mais famosa seja:que incorpora o espírito incansável do poeta em sua exploração constante. O famoso verso tem sido recitado por gerações de chineses, incluindo o presidente Xi Jinping. 

Em 2016, Xi  citou a linha em seu discurso em uma cerimônia em comemoração ao 95º aniversário de fundação do Partido Comunista Chinês (PCCh), convocando todos os membros do partido a preservar a tradição de luta do partido e ter a coragem de mudar e inovar no contínuo teste da história.

Esse é um exemplo de como o presidente cita os versos apaixonados de Qu, que inspiraram todo o partido e o povo chinês de todos os grupos étnicos a colocar o legado do antigo poeta em ação e enfrentar desafios por meio da reforma e inovação.

O senso de missão e os esforços para superar todas as dificuldades para alcançar o objetivo podem ser vistos em várias áreas.

Por exemplo, em relação à reforma da China, Xi pediu às pessoas que "atuassem com coragem enquanto avançam com passos firmes" para impulsionar a reforma no caminho certo.

Presença do espírito de Qu Yuan

Na batalha contra a pobreza, o líder chinês liderou o partido e o povo a avançarem contra todas as adversidades e conseguiram tirar cerca de 98,99 milhões de pessoas pobres rurais da pobreza em cerca de oito anos.

Para enfrentar os gargalos na inovação científica e tecnológica, Xi pediu avanços nas tecnologias centrais em áreas-chave. Através de uma década de esforços, a China ficou em 11º lugar no Índice Global de Inovação 2022, subindo 23 posições em relação à edição de 2012 do índice.

No campo econômico, Xi liderou o país ao tomar a iniciativa de mudar do desenvolvimento de alta velocidade para o de alta qualidade. E sua exploração do desenvolvimento econômico do país deu resultados. Em 2022, o PIB per capita da China foi de 12.741 dólares dos EUA, se aproximando do nível de países de alta renda.

"O espírito de Qu Yuan não apenas exerce uma profunda influência no passado da China, mas também exemplifica um grande valor para o presente do país. É também universal e pode durar para sempre", disse Zheng Jiaming, professor do Faculdade de História e Cultura da Universidade de Hunan. 

Xi também invocou as palavras de Qu ao se dirigir a uma audiência global. Na cúpula do PCCh e dos Partidos Políticos Mundiais em 2021, ele disse que, tendo em mente o rejuvenescimento nacional e o progresso da humanidade, o Partido Comunista da China liderará todos os chineses para "procurar em todos os lugares" e trabalhar com determinação para criar um futuro ainda melhor para todos.