Como uma atividade antiga chinesa, as corridas de barcos dragão remontam a mais de dois mil anos. Elas são uma parte indivisível das celebrações do Festival Duanwu, também conhecido como Festival do Barco Dragão, que ocorre no quinto dia do quinto mês do calendário tradicional chinês.
Existem várias teorias sobre a origem das corridas de barcos dragão. Uma das teorias mais populares atribui sua origem às comunidades de pescadores ao longo do rio Yangtze, no sul-central da China.
Te podría interesar
Inicialmente, o festival era um ritual folclórico destinado a rezar aos deuses da chuva por precipitação e uma colheita abundante, mas mais tarde foi associado à morte de Qu Yuan (340 a.C. - 278 a.C.).
Qu Yuan é conhecido pelo patriotismo e sua poesia e versos. Ele era um poeta e político de alto escalão do Período dos Estados Guerreiros (475-221 a.C.) que foi exilado de seu estado por um rei corrupto.
Te podría interesar
Quando soube que sua corte havia sido destruída por inimigos, Qu se afogou em tristeza no rio Miluo. Uma das lendas populares diz que os moradores correram com seus barcos no rio para tentar resgatar seu corpo e jogaram zongzi (bolinhos de arroz pegajoso) na água para impedir que os peixes comessem seu corpo, mas eles não conseguiram encontrá-lo.
A corrida de barcos dragão evoluiu ao longo dos anos e se tornou uma atividade tradicional com embarcações aquáticas, e posteriormente se popularizou internacionalmente por meio dos Jogos Olímpicos e de muitos entusiastas de esportes ao redor do mundo. E a lenda de Qu Yuan se tornou uma história bem conhecida na China e em outros países asiáticos.
Com informações da CGTN