Nesta quinta-feira (15) a chama dos Jogos Asiáticos de Hangzhou foi acesa em Liangzhu, localizada em Hangzhou, província de Zhejiang, leste da China. A cerimônia marca o início da contagem regressiva de 100 dias para a abertura dos 19º Jogos Asiáticos.
O local da cidade antiga de Liangzhu é uma terra sagrada por demonstrar mais de cinco mil anos de história da civilização chinesa. A chama do esporte, da civilização e da paz simboliza a grande unidade da Ásia.
Te podría interesar
Em setembro, nos dias que vão anteceder o início da competição, será realizado o revezamento da tocha dos 19º Jogos Asiáticos ao longo do Lago Oeste em Hangzhou. Depois, a tocha vai percorrer 11 cidades de Zhejiang.
Empenho para vencer
Na contagem regressiva para o início da competição, que será realizada entre os dias 23 de setembro e 8 de outubro, mais de 900 atletas chineses têm se dedicado ao máximo para se preparar para a disputa e têm a expectativa de mostrar sua melhor forma em casa.
Te podría interesar
A competição estava originalmente programada para ser realizada em 2022, entre os dias 10 e 25 de setembro, mas a data foi modificada pelo Conselho Olímpico da Ásia (COA) em virtude da pandemia da Covid-19.
A construção de todos os locais e instalações para os Jogos Asiáticos de 2022 foi concluída em abril.
A equipe chinesa de levantamento de peso tem realizado os programas de treinamento de verão em Pequim. Para o líder da equipe, Wang Xin, os Jogos Asiáticos podem ser uma experiência valiosa para os jovens atletas.
"Esses Jogos Asiáticos abrangentes podem melhorar sua experiência e mentalidade, o que pode beneficiá-los muito em termos de preparação para os Jogos Olímpicos de Paris. Vamos dar o nosso melhor para vencer diante da torcida local", disse Wang
Os atletas chineses sempre foram dominantes na disciplina de tênis de mesa. E os Jogos Asiáticos serão o último evento abrangente antes dos Jogos Olímpicos de 2024.
De acordo com Liu Guoliang, presidente da Associação Chinesa de Tênis de Mesa, os Jogos Asiáticos serão um teste completo para a equipe chinesa de tênis de mesa, e eles não pouparão esforços para defender as glórias.
A campeã olímpica de natação Zhang Yufei revelou que espera quebrar o recorde mundial dos 100 metros borboleta nos próximos Jogos Asiáticos.
Para a promissora estrela do tênis Wu Yibing, que nasceu e cresceu em Hangzhou, a vontade de conquistar o ouro nos Jogos Asiáticos é ainda maior. Wu conquistou o título do ATP Dallas Open este ano, tornando-se o primeiro jogador da China continental a levantar um troféu do ATP Tour.
"Como sou nativo de Hangzhou, espero vencer o ouro asiático em casa", disse o jovem de 23 anos, que foi vice-campeão nos Jogos Asiáticos de 2018.
Depois de vencer a Copa do Mundo de Equipes Mistas Sudirman de 2023, a equipe chinesa de badminton tem grandes ambições nos Jogos Asiáticos. "Estou ansiosa para mostrar minhas melhores performances", disse a jogadora de simples feminino Chen Yufei.
Além disso, a equipe chinesa de tiro, que conquistou oito medalhas de ouro nos últimos Jogos Asiáticos, e a equipe chinesa de saltos ornamentais, que teve ótimas performances nas competições internacionais recentes, são consideradas fortes candidatas ao título nos Jogos Asiáticos.
Desafios
Em 2022, a seleção chinesa de futebol feminino conquistou novamente a Copa Asiática após 16 anos. E neste ano, a equipe enfrentará os desafios consecutivos da Copa do Mundo Feminina, dos Jogos Asiáticos e das eliminatórias para os Jogos de Paris.
"Você precisa superar os desafios, e jogaremos as partidas uma a uma, fazendo o nosso melhor para alcançar os objetivos", disse a técnica-chefe da equipe, Shui Qingxia, acrescentando que eles vão ajustar as escalações de acordo com as táticas feitas para cada jogo.
A seleção chinesa de basquete feminino conquistou o segundo lugar na Copa do Mundo do ano passado, igualando seu melhor desempenho na história.
"Após a Copa do Mundo, estabelecemos um novo objetivo. Precisamos começar do zero", afirmou Zheng Wei, técnico da equipe.
Os esportes eletrônicos, incluindo League of Legends, King of Glory (versão dos Jogos Asiáticos) e Dota 2, e o break dancing são duas novas modalidades nos Jogos Asiáticos. E as equipes chinesas buscam fazer história nesses esportes jovens.
"Os Jogos Asiáticos de Hangzhou não são apenas um evento em casa para os atletas chineses, mas também um teste para eles antes dos Jogos Olímpicos de Paris. Acredito que os atletas chineses se esforçarão para alcançar bons resultados e mostrar bom espírito esportivo", disse Zhou Jinqiang, vice-presidente do comitê organizador dos Jogos Asiáticos.
Jogos Asiáticos
Durante os Jogos Olímpicos Asiáticos serão disputadas 61 modalidade em 42 esportes em 44 instalações , entre elas 30 instalações existentes e 14 instalações recém-construídas. A maioria dos locais será em Hangzhou e seus distritos, enquanto outros eventos serão realizados em Deqing, Jinhua, Ningbo, Shaoxing e Wenzhou. Uma nova linha ferroviária de alta velocidade está sendo construída entre Hangzhou e Huzhou para os Jogos.
Uma das marcas dos 19º Jogos Asiáticos será o uso de energia verde e a neutralidade de carbono. No total, 65 locais e escritórios da competição olímpica vão usar eletricidade verde até o final deste ano, com uso de 621 milhões de kWh que correspondem à conservação de 76.320,9 toneladas de carvão.
Cidade-sede
Hangzhou é a capital e cidade mais populosa da província Zhejiang, no leste da China. Será a terceira cidade do país a sediar os Jogos Asiáticos, depois de Pequim, em 1990, e Guangzhou, em 2010.
Hangzhou ganhou destaque como o terminal sul do Grande Canal e tem sido uma das cidades mais renomadas e prósperas da China durante grande parte do último milênio. É um importante centro econômico e de comércio eletrônico na China e a segunda maior cidade do Delta do Yangtze depois de Xangai.
Estima-se que a área metropolitana de Hangzhou produza um produto metropolitano bruto (nominal) de 3,2 trilhões de yuans (US$ 486,53 bilhões), tornando-a maior do que a economia da Nigéria (a maior da África).
Segundo o censo chinês de 2020, a cidade tem uma população de 11.936.010 habitantes, número que chega a 13. 035 milhões de pessoas quando levada em conta a área metropolitana.