A Copa do Mundo Fifa 2022 começou no domingo (20) e segue até dia 18 de dezembro no Qatar. Sem tradição no futebol, a seleção nacional da República Popular da China não participa do torneio, mas está presente de outras formas: na arbitragem, na construção do estádio, na produção das lembrancinhas, na tecnologia de energia limpa e abastecimento de água potável, entre outros.
Árbitro chinês
Vinte anos depois de estrear no torneio em 2002, o árbitro chinês Ma Ning, 43, acabou de estrear como o quarto árbitro do mundial do Qatar na partida do Grupo A entre Estados Unidos e País de Gales na segunda-feira (21). Ele é o único representante da China no grupo de arbitragem da Fifa e será novamente o quarto árbitro durante o jogo do Grupo E entre Espanha e Costa Rica, na quinta-feira (24).
Estádio Lusail
O Estádio Lusail, o principal local para a Copa do Mundo deste ano, foi construído conjuntamente pelo Qatar e pela China Railway Construction Corporation (CRCC).É a primeira vez que uma empresa chinesa constrói um local para um mundial de futebol. O resultado foi a arena profissional mais avançada, maior e mais complexa do mundo e construída de acordo com os padrões da Fifa, com capacidade de receber 80 mil espectadores.
Lembrancinhas feitas na China
Um condado na China, Yiwu, que está sob a jurisdição da cidade de Jinhua, na província central de Zhejiang, leste da China, é responsável pela produção de 70% de todas as lembrancinhas da Copa do Mundo 2022. O local é conhecido como a capital mundial de pequenas commodities e mostra o poder da fabricação em escala.
Energia, água e transporte
A usina de energia solar Al Kharsaah, com capacidade para produzir 800-megawatt (MW) de energia, localizada na área desértica a cerca de 80 quilômetros a oeste da capital Doha, é uma das maiores do Oriente Médio. A obra aumentou a participação da energia renovável no consumo de energia do país da península árabe. A usina contribuiu para que o Qatar honrasse o compromisso de sediar um torneio carbono neutro. A construção foi feita por uma empresa chinesa.
Para garantir a segurança do abastecimento de água durante a Copa do Mundo, o Qatar construiu 15 tanques de armazenamento de água que constituem o Grande Reservatório do Qatar. Os tanques estão situados em cinco localidades do país. As estruturas usaram tecnologia chinesa que lidou com desafios como vazamento de concreto em áreas desérticas de alta temperatura.
Os ônibus de fabricação chinesa também fornecem serviços de transporte para os torcedores durante a Copa do Mundo. O Qatar importou cerca de 1.500 ônibus da China, dos quais 888 são elétricos.
Aldeia dos fãs
Empresas chinesas participaram ainda da construção da “aldeia dos fãs” da Copa do Mundo. A área terrestre do Qatar é de apenas cerca de 11 mil quilômetros quadrados. Para fornecer alojamento para dezenas de milhares de torcedores de todo o mundo, o país do Oriente Médio construiu seis mil casas de contêineres na “aldeia dos torcedores”, localizada ao sul da capital do país, Doha. Cada casa de contêiner está equipada com um banheiro, um ar-condicionado e um ventilador
Principal assessor político da China pede maior eficiência no desempenho de funções
O principal conselheiro político da China, Wang Yang, presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), instou esforços para melhorar o sistema de avaliação de trabalho dos conselheiros políticos para aumentar a eficiência do desempenho dos servidores públicos.
Wang fez o pedido na terça-feira (22) enquanto presidia uma reunião na qual foi apresentado um relatório sobre a análise das estatísticas de desempenho dos membros do 13º Comitê Nacional da CCPPC além de relatórios sobre o trabalho de supervisão democrática entregues por vários comitês sob a CCPPC.
O encontro tratou também de relatórios sobre a supervisão democrática de assuntos como o avanço de projetos de renovação amigáveis aos idosos em residências e comunidades, e a construção de um sistema industrial moderno na Grande Área da Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau.
Wang pediu esforços para estudar e implementar seriamente as decisões e requisitos relevantes delineados pelo 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh), realizado entre 16 e 22 de outubro, continuar a aumentar as capacidades e a qualidade da supervisão democrática e desempenhar plenamente o papel da CCPPC como um órgão consultivo especial na governança do estado.
Novos funcionários públicos da China fazem treinamento de carreira e juram constituição
Aproximadamente 195 mil funcionários públicos chineses recém-recrutados juraram lealdade à Constituição e concluíram as sessões de treinamento nacional.
Realizadas pelo Departamento de Organização do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) de 17 a 21 de novembro, as sessões de treinamento destacaram a implementação dos princípios orientadores do 20º Congresso Nacional do PCCh e reforçaram as bases políticas, teóricas e de condução de treinamento de integridade.
Os funcionários estagiários foram chamados a seguir as instruções e orientações do PCCh, agir de acordo com a filosofia de desenvolvimento centrada nas pessoas e manter a integridade desde o início das carreiras.
As sessões de treinamento incluíram cursos em vídeo e seminários off-line e foram ministradas por funcionários e especialistas relevantes do governo central.
Banco central da China realiza operações de recompra reversa para aumentar liquidez
O Banco Popular da China, banco central do país, realizou nesta quarta-feira (23) 2 bilhões de yuans (cerca de 280,6 milhões de dólares americanos) de recompras reversas para manter a liquidez no sistema bancário.
A taxa de juros para as recompras reversas de sete dias foi fixada em 2%, de acordo com o
A medida visa manter a liquidez no sistema bancário razoável e ampla, disse o banco central.
Uma operação de recompra reversa é um processo no qual o banco central compra títulos de bancos comerciais por meio de licitação, com um acordo para vendê-los de volta no futuro.
China enviará taikonautas de terceira geração em missões espaciais em 2023
A China enviará a terceira geração de taikonautas em missões espaciais em 2023. A nova classe de 18 taikonautas incluirá uma mulher. Serão sete pilotos, sete engenheiros de voo e quatro especialistas em carga útil. De acordo com o programa espacial planejado da China, pelo menos duas tripulações de três taikonautas realizarão missões espaciais anualmente.
Festival Internacional de Artes Juvenis da China abre em Xiamen
O 15º Festival Internacional de Artes da Juventude da China começou nesta terça-feira (22) na cidade de Xiamen, no leste da China, com várias atividades de intercâmbio cultural realizadas online e offline.
Durante o festival de uma semana, 20 grupos artísticos de alto nível, compostos por mais de 200 jovens artistas da China, Brasil, Índia, Rússia e outros países, participarão de mais de 20 atividades artísticas, como apresentações, exposições e fóruns.
O evento também criou sublocais nas cidades de Pequim, Xangai e Chengdu, hospedando uma série de exposições e apresentações artísticas.
Iniciado em 2008, o China International Youth Arts Festival é a primeira atividade internacional de intercâmbio cultural voltada para jovens liderada pelo governo da China. Desde então, o festival atraiu milhares de jovens artistas de todo o mundo e tornou-se uma plataforma para jovens artistas trocarem ideias e fortalecerem a amizade.
Com informações da Xinhua, CGTN, Diário do Povo e China Daily