Pesquisadores da província de Zhejiang, no leste da China, descobriram recentemente um conjunto de instrumentos musicais de porcelana nas ruínas do Reino Yue, datado da dinastia Zhou Oriental (770 a.C. - 256 a.C.), no distrito de Yuecheng, na cidade de Shaoxing.
A coleção, composta por três instrumentos de percussão em forma de cilindro e outros seis semelhantes a antigos sinos, é a primeira desse tipo a ser desenterrada em locais arqueológicos relacionados à cultura Yue, que foi um Estado na China antiga que existiu durante o primeiro milênio a.C. e sobreviveu até 214 a.C.
Te podría interesar
Os instrumentos em forma de cilindro, chamados de "Chunyu" em chinês, geralmente são combinados com tambores e usados para comandar o avanço e a retirada das tropas no campo de batalha, enquanto os semelhantes a sinos eram chamados de "Goudiao" naquela época.
Normalmente, um conjunto como esse seria feito de bronze. No entanto, o Reino Yue valorizava a frugalidade e praticava o realismo, priorizando o uso de bronze precioso para a produção de armas e ferramentas agrícolas, em vez de instrumentos musicais, disse Luo Rupeng, pesquisador do instituto de relíquias culturais e arqueologia da província de Zhejiang.
Te podría interesar
O conjunto de instrumentos foi encontrado no Sítio de Dahutou, um assentamento bem preservado que tem uma abundância de ruínas, incluindo fundações de construções, poços de cinzas, valas e poços desenterrados.
Além dos instrumentos musicais, uma extensa variedade de artefatos foi descoberta no local, incluindo inúmeras peças de cerâmica, principalmente utensílios de cozinha e recipientes de alimentos, além de cerâmicas e bronze.
Várias pás de madeira também foram encontradas, já que os moradores de Yue frequentemente viajavam de barco naquela época. Além disso, restos abundantes de arroz e outros materiais vegetais foram descobertos aqui.
Com informações da Xinhua