CHINA EM FOCO

Guerra da Ucrânia: destaques da viagem do enviado especial chinês à Europa

Confira como foi a excursão diplomática de Li Hui, representante especial do governo chinês para assuntos da Eurásia, por seis países em busca da paz: Ucrânia, Polônia, França, Alemanha, Bélgica e Rússia

Créditos: Xinhua - Li Hui, representante especial do governo chinês para assuntos da Eurásia, realizou um excursão diplomática por seis países em busca da paz na Ucrânia
Escrito en GLOBAL el

Com a Rússia como última parada, o enviado especial da China, Li Hui, encerrou a viagem de seis etapas à Europa, que incluiu Ucrânia, Polônia, França, Alemanha e Bélgica.

Durante a viagem de quase duas semanas, que começou em 15 de maio, Li, o representante especial do governo chinês para assuntos da Eurásia, reuniu-se com líderes ou altos diplomatas, quando trocou pontos de vista sobre a solução política da crise na Ucrânia.

A viagem ocorreu semanas depois de um telefonema entre os chefes de estado da China e da Ucrânia, no qual o líder chinês, Xi Jinping, renovou o compromisso de Pequim de ficar do lado da paz durante a crise ucraniana.

Destaques da viagem

Primeira parada: Ucrânia

Data: 16 a 17 de maio de 2023

Quem o enviado chinês encontrou?

Li Hui se reuniu com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy e manteve conversas separadas com o chefe do gabinete do presidente ucraniano, Andriy Yermak, o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, e funcionários dos ministérios ucranianos de infraestrutura, energia e defesa.

O que o enviado chinês disse? 

Não há panaceia para resolver a crise. As partes envolvidas precisam partir de si mesmas, acumular confiança mútua e criar condições para encerrar o conflito e promover negociações de paz.

O que o lado ucraniano disse? 

Zelenskyy expressou o prazer em receber o enviado especial da China logo após as conversas por telefone com Xi. Ele disse que atribui grande importância ao importante papel da China nos assuntos internacionais como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e saúda o papel positivo do país asiático em acabar com o conflito e restaurar a paz.

Segunda parada: Polônia

Data: 19 de maio de 2023

Quem o enviado chinês encontrou? 

Li Hui conversou com Wojciech Gerwel, subsecretário do estado da Polônia, em Varsóvia.

O que o enviado chinês disse?

A China valoriza o importante papel da Polônia nos assuntos regionais e está pronta para manter a comunicação com a Polônia sobre a solução política da crise na Ucrânia e apóia o estabelecimento de uma arquitetura de segurança europeia equilibrada, eficaz e sustentável para fornecer uma garantia duradoura para a paz na Europa.

O que o lado polonês disse? 

A Polônia espera que a China continue seu papel positivo na questão da Ucrânia para aliviar e acalmar as tensões atuais e garantir a paz o mais rápido possível.

Terceira parada: França

Data: 23 de maio de 2023

Quem o enviado chinês encontrou? 

Li Hui conversou com Frederic Mondoloni, diretor-geral de assuntos políticos e de segurança do Ministério das Relações Exteriores da França, em Paris.

O que o enviado chinês disse? 

A China e a França têm muitos entendimentos comuns sobre a questão da Ucrânia.

O que o lado francês disse? 

A França valoriza muito a visita do representante especial Li Hui e espera que a China continue com seu papel construtivo em cessar as hostilidades.

Quarta parada: Alemanha

Data: 24 de maio de 2023

Quem o enviado chinês encontrou?

Li Hui conversou com o secretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, Andreas Michaelis, em Berlim.

O que o enviado chinês disse?

A China apoia os esforços dos países europeus para abordar as causas profundas da crise e encontrar uma solução tanto para os sintomas quanto para as causas profundas da paz e segurança duradouras do continente europeu.

O que o lado alemão disse?

A Alemanha valoriza muito os esforços positivos da China para desescalar a crise na Ucrânia. É muito útil e necessário que a Alemanha e a China fortaleçam o diálogo sobre uma série de grandes questões internacionais e regionais, incluindo a questão da Ucrânia.

Quinta parada: Bélgica 

Data: 25 de maio de 2023

Quem o enviado chinês encontrou?

Li Hui manteve conversações separadas com Frederic Bernard, chefe de gabinete do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e Enrique Mora, secretário-geral adjunto do Serviço Europeu de Ação Externa, em Bruxelas.

O que o enviado chinês disse?

A China sempre manteve uma posição objetiva e imparcial sobre a questão da Ucrânia e promove ativamente as negociações de paz. A China e a UE compartilham muito consenso sobre o assunto. A China apoia o fortalecimento da autonomia estratégica dos países europeus e os esforços para a estabilidade de longo prazo do continente europeu.

O que o lado da UE disse?

Autoridades da UE elogiaram o papel positivo que a China desempenhou na solução pacífica do conflito e disseram que apreciam os princípios do documento que descreve a posição da China sobre a solução política da crise na Ucrânia. A UE compartilha muitos interesses comuns em relação à questão da Ucrânia com a China.

Sexta parada: Rússia

Data: 26 de maio de 2023

Quem o enviado chinês encontrou?

Li Hui conversou com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e Andrei Rudenko e Mikhail Galuzin, ambos vice-ministros das Relações Exteriores da Rússia, em Moscou.

O que o enviado chinês disse?

A China sempre segue os propósitos e princípios da Carta da ONU, mantém uma postura objetiva e justa e promove ativamente as negociações de paz. A China sempre faz seu próprio julgamento de forma independente com base nos méritos da questão. A China sempre está do lado da paz e do diálogo e do lado certo da história.

O que o lado russo disse?

A Rússia aprecia o desejo sincero e os esforços práticos da China para promover uma solução pacífica para a crise na Ucrânia e acredita que os princípios e a postura relevantes da China conduzem a uma solução pacífica.

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar