O enviado especial da China à Ucrânia, representante especial do governo chinês para assuntos da Eurásia, Li Hui, enfatizou a necessidade de construir confiança entre todas as partes na crise ucraniana e criar condições para negociações de paz.
Li se reuniu com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, e manteve conversas separadas com o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, e outros altos funcionários da Ucrânia, durante uma visita de dois dias ao país, na terça (16) quarta-feira (17).
Te podría interesar
O enviado chinês à Ucrânia pediu a todas as partes que façam seus próprios esforços para construir a confiança mútua e criar condições para cessar as hostilidades e garantir as negociações de paz.
"Não há panacéia para resolver a crise", observou Li.
O encontro foi divulgado por meio de comunicado do Ministério das Relações Exteriores da China nesta quinta-feira (18).
Li agora está em viagem a outros quatro países europeus – Polônia, França, Alemanha e Rússia – em uma tentativa de se envolver com várias partes na solução política da crise na Ucrânia.
Amplo entendimento com a comunidade internacional
A viagem ocorre cerca de duas semanas após um telefonema entre o presidente chinês, Xi Jinping, e Zelenskyy, no qual o líder chinês renovou o compromisso de Pequim de ficar do lado da paz durante a crise na Ucrânia.
Em fevereiro deste ano, a China divulgou um documento de 12 pontos declarando sua posição sobre a solução política da crise na Ucrânia, o primeiro aniversário do início do conflito Rússia-Ucrânia.
Durante suas conversas com o lado ucraniano, Li disse que, com base neste documento de posição, a China está pronta para trabalhar para o mais amplo entendimento comum na comunidade internacional na resolução da crise na Ucrânia e fazer seus próprios esforços para garantir um cessar-fogo e restauração da paz o mais rápido possível.
Ele acrescentou que a China sempre desempenhou um papel construtivo para aliviar a situação humanitária na Ucrânia e continuará a fornecer assistência à Ucrânia dentro de suas capacidades.
O lado ucraniano disse que valoriza o importante papel que a China desempenhou nos assuntos internacionais como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas e saúda o papel ativo da China no fim do conflito e na restauração da paz.
Relações China-Ucrânia
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da China, durante a viagem do enviado especial à Ucrânia, ambos os lados concordaram que, como as conversas telefônicas entre Xi e Zelenskyy apontaram a direção para o desenvolvimento das relações bilaterais, os dois países devem trabalhar juntos para levar adiante a tradição de respeito mútuo e sinceridade, de modo a promover a sua cooperação mutuamente benéfica.
O lado ucraniano reiterou sua adesão ao princípio de Uma Só China e disse que está pronto para trabalhar em conjunto com o lado chinês para um maior desenvolvimento das relações bilaterais.
Com informações da CGTN