EFEITO LULA?

Xi Jinping conversa com Zelensky e inicia diálogo pela paz entre Rússia e Ucrânia

Presidente chinês vai enviar um representante especial de Pequim a Kiev para mediar acordo político para dar fim à guerra; diálogo ocorre depois de visita de Lula à China e Declaração Conjunta sino-brasileira que aponta para o caminho da negociação chinesa

Créditos: Xinhua (Xi) e Wikimedia (Zelensky)
Escrito en GLOBAL el

O presidente chinês, Xi Jinping, conversou por telefone nesta quarta-feira (26) com seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky. Um representante de Pequim será enviado à Ucrânia e a outros países para mediar a crise e conduzir uma comunicação profunda com todas as partes envolvidas com o objetivo de chegar a um acordo político e dar fim à guerra.

"O diálogo e as negociações são a única saída viável para a crise na Ucrânia. Ninguém vence uma guerra nuclear", disse Xi.

Ele ressaltou que a China sempre está do lado da paz e a posição central de Pequim é promover a paz por meio de negociações.

Efeito Lula

Ricardo Stuckert - Lula e Xi

O telefonema de Xi a Zelensky está em sintonia com a Declaração Conjunta China-Brasil, emitida pelo líder chinês e pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita oficial do mandatário brasileiro à China entre os dias 12 e 15 de abril.

Em um dos 49 pontos do documentos, Brasil e China concordaram que o diálogo e a negociação são a única saída viável para resolver a crise ucraniana, e todos os esforços para resolver a crise pacificamente devem ser encorajados e apoiados.

O lado brasileiro vê a proposta relevante da China de forma positiva e acredita que a proposta fornece uma ideia útil para buscar uma solução pacífica para a crise. A China vê positivamente os esforços do Brasil para promover a realização da paz. 

No documento, China e o Brasil pedem a mais países que desempenhem um papel construtivo na promoção da solução política da crise na Ucrânia. Os dois lados decidiram manter a comunicação sobre isso.

Em entrevista exclusiva concedida a uma emissora chinesa durante sua passagem por Xangai, Lula disse ainda acreditar que o papel da China nos assuntos globais é uma força para o bem e para a mudança. Afirmou ainda que espera que a potência asiática desempenhe um papel de liderança no fim do conflito na Ucrânia. 

Com informações da Xinhua