CHINA EM FOCO

Cidade histórica chinesa atrai atenção global como anfitriã da cúpula China-Ásia Central

Xi'an foi fundada há 3 mil anos, serviu como capital de 13 dinastias na história chinesa e foi o ponto de partida para a antiga Rota da Seda; hoje é capital da província de Shaanxi

Créditos: Xinhua - Torre do Sino em Xi'an, que sediará a cúpula China-Ásia Central
Escrito en GLOBAL el

A abertura de voos diretos no mês passado entre Xi'an, no noroeste da China, e Astana, capital do Cazaquistão, trouxe boas notícias para Ushurova Sofiya, já que a cazaque de 49 anos que mora em Xi'an viaja frequentemente entre os dois países.

"Durante minha primeira viagem a Xi'an em 2004, primeiro tive que voar para a Região Autônoma Uigur de Xinjiang e depois pegar um trem. Foi realmente uma viagem demorada", lembrou Sofiya.

Este ano, Xi'an sedia a Cúpula China-Ásia Central programada para 18 e 19 de maio.

Xinhua - Portão Yongning da antiga muralha da cidade em Xi'an

Quatro rotas diretas de passageiros foram lançadas entre Xi'an e a Ásia Central este ano, incluindo destinos como Almaty, Bishkek, Tashkent e Astana. A conveniência do transporte atraiu um número crescente de estrangeiros como Sofiya para visitar ou ficar na antiga capital chinesa.

Glória antiga

Fundada há cerca de 3.100 anos, Xi'an, hoje é a capital da província chinesa de Shaanxi e já serviu como capital de 13 dinastias na história chinesa. Este também é o lugar onde Zhang Qian começou sua jornada para as regiões ocidentais através da Ásia Central durante a Dinastia Han Ocidental (cerca de 202 aC-25 dC) com seus enviados. Essa expedição acabou levando à abertura da Rota da Seda.

Durante seu apogeu na Dinastia Tang (618-907), quando era conhecida como Chang'an, a cidade atraiu um fluxo significativo de mercadores estrangeiros, enviados e estudantes de vários países.

Lar de vários locais históricos de renome mundial, incluindo a Torre do Sino e o Pagode do Ganso Selvagem Gigante, Xi'an evoca uma reflexão nostálgica de seu passado glorioso. Vários blocos culturais modernos com uma mistura de compras, restaurantes e outras atividades recreativas foram construídos com base em heranças históricas, que conferem à metrópole um charme único.

Xinhua - Pagode do Ganso Selvagem Gigante em Xi'an

Encantada com sua história profunda e cultura consagrada pelo tempo, Sofiya tomou a importante decisão de seguir sua carreira na Faculdade de Direito da Universidade de Xi'an Jiaotong. Com quase duas décadas de residência em Xi'an e casada com um local, Sofiya adquiriu um amplo conhecimento dos notáveis marcos históricos da cidade.

"Xi'an possui tesouros como os Guerreiros de Terracota, a Torre do Sino e a antiga muralha da cidade da Dinastia Ming (1368-1644). Gostaria de mostrar esses locais para minha família e amigos e contar-lhes os cativantes contos históricos . É uma cidade vibrante com uma história rica e um futuro promissor", disse Sofiya.

Xi'an também é aclamada como uma cidade de poesia. Durante a Dinastia Tang, numerosos estudiosos e poetas visitaram a então Chang'an, em busca de discussões literárias, camaradagem e indulgência poética.

Ainda hoje, resquícios dessa época podem ser encontrados em Xi'an, com nomes de lugares como Fanchuan e Qujiang, que frequentemente enfeitavam os versos dos famosos poemas Tang.

Esses tesouros históricos também influenciaram o design das estações de metrô em Xi'an, combinando perfeitamente o passado e o presente. Li Qingke, um visitante de Xangai, observou apropriadamente: "Em Xi'an, o metrô se torna um túnel do tempo, levando-nos para os esplendores dos tempos antigos".

Xi'an integra o estilo da antiga capital com a vida moderna, mantendo o charme antigo e a nostalgia, disse Shang Ziqin, um famoso estudioso cultural de Shaanxi.

De acordo com um cidadão chamado Du Yuan, os ricos locais históricos de Xi'an carregam as marcas indeléveis da profunda cultura tradicional da China e da civilização consagrada pelo tempo. A cidade oferece uma oportunidade para os visitantes locais e internacionais mergulharem no antigo esplendor que remonta a mais de mil anos.

Charme moderno

Xi'an manteve e aproveitou sua rica herança histórica e cultural. Depois de anos de trabalho de preservação, a antiga muralha da cidade, ao lado da área cênica circundante com vegetação exuberante e fosso de águas claras, foi integrada à vida urbana e se tornou um destino turístico e recreativo popular.

Por 36 anos, a muralha da cidade foi iluminada por um espetacular festival de lanternas, que se tornou uma marca registrada da celebração do Festival da Primavera. Além disso, uma variedade de outras atividades culturais, incluindo fabricação de pipas e recitais de poesia Tang, são realizadas regularmente na cidade, ajudando a preservar e celebrar as ricas e vibrantes tradições da cultura chinesa.

Além dos locais históricos, Xi'an tem um total de 159 museus, atraindo mais de 30 milhões de pessoas por ano. O número de museus com entrada gratuita é superior a 95 por cento. A cidade tem em média um museu para cada 88.200 pessoas, o que o coloca entre os mais altos do país.

Xinhua - Oficina da LONGi Green Energy Technology em Xi'an.

Hoje em dia, pessoas vestindo trajes tradicionais chineses podem ser vistas nas ruas de Xi'an, criando uma experiência imersiva para os turistas. À medida que os visitantes passeiam por estruturas antigas, deliciam-se com as iguarias locais e assistem a apresentações de rua como acrobacias e danças do leão, eles são transportados de volta no tempo para a vibrante paisagem urbana que lembra a Dinastia Tang.

Na última década, a cidade deu passos significativos na preservação ecológica, levando a melhorias notáveis em seu meio ambiente. Como resultado, um número crescente de estrangeiros é atraído para a cidade, atraídos por suas condições de vida favoráveis, tanto para trabalho quanto para residência.

Xinhua - Equipe monta veículos de nova energia na linha de montagem da fábrica de automóveis BYD em Xi'an,

Mehad Mousa, que vem do Egito, cursa doutorado em tradução literária na Northwest University em Xi'an. Ela expressou profunda admiração pela rica civilização da cidade, que deixou uma impressão duradoura nela.

"Os moradores desta cidade são realmente encantadores. Eles exibem uma vontade genuína de ajudar. Sem dúvida, a extensa história da cidade e a profunda cultura tradicional desempenharam um papel significativo no cultivo de características tão amáveis entre seu povo", disse ela.

Xi'an, conhecida por sua abertura e inclusão, ganhou o título cativante de "segunda cidade natal" entre muitos estrangeiros.

"Xi'an é um lugar promissor para mim", disse Dev Raturi, um indiano de 48 anos que mora aqui há anos e dirige um restaurante indiano. "Como meu negócio é bom aqui, abri mais restaurantes de Xi'an a Chengdu, Hangzhou e Changchun", acrescentou.

Futuro promissor 

A cultura confiante e inclusiva da cidade cativou o interesse global, evidenciado pela realização de eventos internacionais de prestígio, como o Silk Road International Film Festival, a Silk Road International Exposition e a próxima Cúpula China-Ásia Central. A vibrante cena internacional da cidade continua a crescer, expandindo seu "círculo de amigos" em escala internacional. A partir de agora, Xi'an estabeleceu 38 cidades irmãs em todo o mundo, solidificando ainda mais suas conexões globais.

Xinhua - Zona alfandegária abrangente em Xi'an.

Sofiya disse acreditar que a Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI) proposta pela China em 2013 oferece inúmeras oportunidades para países e povos ao longo da rota. "Muitas empresas chinesas esperam expandir sua presença nos países da Ásia Central e me procuram para aconselhamento", disse Sofiya, que agora é professora de direito internacional.

O empresário chinês Yuan Zhaohui foi um deles. Em 2015, ele fundou a Silkroad City Shop em Xi'an e participou ativamente do comércio internacional com seus parceiros do Cazaquistão por um notável período de oito anos. Segundo ele, os trens de carga China-Europa minimizaram significativamente a distância entre as nações, fazendo o mundo parecer menor.

"O tempo e o custo da logística costumavam ser dois grandes problemas nos serviços de comércio eletrônico transfronteiriço. Mas com a ajuda dos trens Chang'an, o tempo de entrega foi reduzido para duas semanas de quase um mês e o custo foi cortada pela metade", disse Yuan.

Em novembro de 2013, o primeiro trem de carga Chang'an China-Europa partiu de Xi'an para Almaty, no Cazaquistão. Desde então, o número de viagens de trem Chang'an aumentou constantemente, atingindo um total impressionante de 4.639 em 2022. Atualmente, 17 rotas de trens Chang'an conectam Xi'an com a Ásia Central e a Europa, incluindo 45 países e regiões ao longo o Cinturão e Rota.

Shaanxi abriga mais de 100 instituições de ensino superior, mais de 1.300 institutos de pesquisa e milhões de técnicos concentrados na cidade de Xi'an. Os dados mostram que o número de empresas de alta tecnologia em Xi'an ultrapassou sete mil.

Cinco clusters industriais no valor de mais de 100 bilhões cada foram estabelecidos na cidade nas áreas de telecomunicações, automobilística, aeroespacial, equipamentos de ponta, bem como novos materiais e energia.

A cidade também é um exemplo brilhante de novas indústrias. Em 2022, a produção de veículos de nova energia em Xi'an ultrapassou a marca de um milhão, liderando o país com uma participação de 14,1%. Também lidera a participação no mercado global de chips flash e módulos monocristalinos.

Em 2022, a renda disponível per capita dos residentes em Xi'an ultrapassou 40.000 yuans (cerca de 5.757 dólares americanos).

Com informações da Xinhua