CHINA EM FOCO

Xi Jinping defende comércio digital para impulsionar a Rota da Seda Digital

Presidente chinês envia carta para abertura da segunda edição da Exposição Global de E-Commerce realizada em Hangzhou, centro do e-commerce da potência asiática

Créditos: Divulgação - Presidente chinês, Xi Jinping, envia carta para evento sobre comércio eletrônico e descarta papel da China no setor
Escrito en GLOBAL el
  • Na Global Digital Trade Expo, Alibaba, Shein, Temu e outras empresas chinesas de e-commerce prometem ajudar comerciantes locais a alcançar clientes globais.
     
  • A mensagem do presidente Xi estimula a promoção do comércio digital e regras comuns no momento em que os EUA recuam em seu compromisso de longa data com o livre comércio.

O presidente chinês, Xi Jinping, afirma que o comércio digital global "tornou-se um novo destaque do comércio internacional" e que a China estabeleceu um "sistema de governança de comércio digital sólido".

Ele enviou uma carta de felicitações para a abertura segunda edição da Global Digital Trade Expo, lida pelo vice-presidente chinês, Han Zheng.

O florescente comércio digital global tornou-se um novo ponto de destaque no comércio internacional. Nos últimos anos, a China tem se alinhado ativamente às regras econômicas e comerciais internacionais de alto padrão, estabelecido e aprimorado seus sistemas de governança de comércio digital e promovido a reforma e inovação do comércio digital. Fazendo isso, a China tem proporcionado novas oportunidades para o mundo com seu novo desenvolvimento.

O evento teve início nesta quinta-feira (23) e prossegue até o próximo dia 27 de novembro em Hangzhou, capital da província de Zhejiang, centro de e-commerce da China.

Na mensagem, Xi pediu para fazer pleno uso da expo para promover cooperação, desenvolvimento comum e benefícios compartilhados, transformar o comércio digital em um novo motor para o desenvolvimento comum e injetar novo ímpeto no crescimento econômico mundial.

O presidente chinês também expressou a esperança de que o evento de cinco dias, que conta com a participação de dezenas de delegações comerciais estrangeiras, ofereça uma plataforma para todos "discutirem cooperação, promoverem desenvolvimento, compartilharem resultados e trabalharem juntos para fazer do comércio digital um novo motor para o desenvolvimento comum".

China molda o futuro do comércio digital

Com a mensagem de Xi, a China demonstra suas ambições e capacidades em moldar o futuro do comércio digital global ao promover alguns de seus players de e-commerce mais influentes e defender uma Rota da Seda Digital.

Com o tema "Comércio Digital, Acesso Global", a exposição é organizada conjuntamente pelo governo provincial de Zhejiang e pelo Ministério do Comércio.

A Alibaba tem vários estandes para promover seus serviços de e-commerce para comerciantes. Entre eles, da Lazada, unidade de varejo online da Alibaba no Sudeste Asiático, que anunciou que pretende aumentar seu valor bruto de mercadorias para US$ 100 bilhões e sua base de clientes para 300 milhões até 2030.

A Shein, gigante chinesa de moda rápida online, montou um estande na exposição para atrair comerciantes para abrir lojas em sua plataforma ou se tornarem fornecedores. A empresa se anuncia como o aplicativo de compras mais baixado em 2022 e a marca principal entre os fãs do Instagram.

A PDD Holdings, que opera a rival da Shein, a Temu, está promovendo um programa destinado a ajudar empresas chinesas a conquistar mercados no exterior. Informou que destinaria 10 bilhões de yuan (US$ 1,4 bilhão) para ajudar 100 indústrias e 10 mil fabricantes a trabalharem em direção a esse objetivo.

Com informações da Xinhua e SCMP