PODER

Não é Trump: pesquisa indica quem é o político mais popular dos EUA

Segundo levantamento realizado por jornalista de dados, entre as figuras políticas mais atuantes no país, uma tem se destacado

Imagem de comício da turnê Fighting Oligarchy em Denver, no Colorado
Imagem de comício da turnê Fighting Oligarchy em Denver, no ColoradoCréditos: Reprodução YouTube
Escrito en GLOBAL el

O jornalista de dados e analista político G. Elliot Morris, especializado em eleições e modelagem estatística, fez um levantamento baseado nos três meses mais recentes das pesquisas YouGov/Economist para saber quem é a figura política mais popular dos Estados Unidos atualmente.

Ele selecionou alguns dos nomes mais atuantes do cenário político estadunidense, segundo sua classificação de favorabilidade líquida, considerando o segmento daqueles que os veem de forma favorável e subtraindo a parcela dos que os enxergam desfavoravelmente.

E, de acordo com a coleta de dados de Morris, o político mais popular do país é o senador democrata de Vermont, Bernie Sanders, com 46% dizendo que o veem favoravelmente e 39% de forma desfavorável, um índice de +7.

Quando são considerados segmentos específicos, os números de Sanders são mais expressivos entre as mulheres, onde o índice alcança +13 (47% favoráveis a 34% desfavoráveis); no segmento da população negra, com +46 (62% a 16%), e entre os eleitores de 18 a 29 anos, com +18 (47% a 29%).

Impopulares

O Partido Democrata, diferentemente de Sanders, experimenta um alto grau de impopularidade, com um índice de -35. J[ao líder da legenda no Senado, Chuck Schumer, também tem amargos -33. 

Morris também coletou dados sobre o bilionário Elon Musk, hoje um dos principais conselheiros do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tem -5. O dono da Tesla anota -12, mesmo número do Partido Republicano.

A congressista democrata Alexandria Ocasio-Cortez e seu colega de partido, o ex-secretário de Transportes do governo Biden, Pete Buttigieg, chegam a -3.

Comícios e multidões

Bernie Sanders e Alexandria Ocasio-Cortez têm arrastado multidões em comícios realizados em diversas cidades dos EUA nas últimas semanas.

A turnê Fighting Oligarchy (Lutando contra a oligarquia, em tradução livre) reuniu quase 87 mil pessoas em cinco eventos na semana passada, segundo os organizadores. Uma exibição considerada impressionante a 20 meses das eleições de meio de mandato do Congresso dos EUA.

"Bem, quando eu falava sobre oligarquia ao longo dos anos, acho que para algumas pessoas era uma abstração", disse Sanders em uma entrevista à NPR. Agora, porém, "as pessoas entendem que você tem que ser cego para não ver que o que temos hoje é um governo dos bilionários, pelos bilionários e para os bilionários".

Ocasio-Cortez disse que os eleitores ainda têm o poder de se opor às políticas do governo Trump que, segundo ela, mascaram a verdadeira divisão no país entre "aqueles que estão no topo e sua ganância sem fim, custando a vida de todos os outros".

"Ironicamente, as forças mais divisivas neste país estão, na verdade, começando a nos unir", apontou. "E isso é importante, porque os mesmos bilionários que estão demolindo o nosso país usam seu poder para dividir os trabalhadores."

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar