A popularidade do bilionário Elon Musk teve uma redução significativa, segundo o analista-chefe de dados da CNN, Harry Enten.
Em sua participação no programa CNN News Central desta segunda-feira (25), Enten apontou que a classificação favorável líquida de Musk, quando a aprovação é comparada com a reprovação, passou de +24 para -19 no período entre 2017 e 2025.
Te podría interesar
De acordo com a série histórica, a mudança na popularidade entre os democratas durante esse período foi ainda mais notável.
Como aponta matéria da Newsweek, Musk "costumava ser amado pelos democratas", diz Enten, observando que seu índice de popularidade entre o segmento chegava a +35 em 2017.
Te podría interesar
Agora, seu índice de favorabilidade entre os democratas é de -91. "Isso é um movimento de mais de 120 pontos na direção negativa, caindo drasticamente", pontua.
Melhora entre os republicanos
A popularidade de Musk também caiu entre os independentes, indo de +17 para -17, uma variação de 34 pontos.
Ainda que a imagem do bilionário tenha melhorado entre os republicanos, variando de -18, em 2017, para +51, em 2025, o ganho não é o suficiente para evitar a redução de sua aprovação. "Isso não compensa em nada a diferença que os democratas deixaram de apoiar Elon Musk", explica Enten.
Impactos na Tesla
A forte associação entre a imagem de Elon Musk com sua montadora de veículos elétricos, a Tesla, pode ser um dos principais fatores de impacto nas vendas da empresa nos EUA.
O analista-chefe de dados da CNN observa que os democratas representam uma parcela maior dos proprietários de veículos elétricos nos EUA, respondendo por 38% dos proprietários desse tipo de carro, enquanto os republicanos respondem por apenas 20%.
Uma pesquisa do Pew Research Center, realizada em 2024, descobriu que 45% dos democratas ou das pessoas que tendem a votar nos democratas tinham alguma ou muita probabilidade de comprar um veículo elétrico, enquanto somente 13% dos republicanos ou daqueles que tendem a ser republicanos disseram o mesmo.
Segundo dados do site Cars.com, as buscas por Teslas usados diminuíram 16% no mês passado, enquanto a demanda por veículos elétricos usados, excetuando-se a marca de Elon Musk, aumentou 28% no ano passado.