REJEIÇÃO

Efeito Trump: mais de 60% dos franceses apoiam boicote a produtos dos EUA

Pesquisa aponta que somente 25% dos cidadãos da França veem os Estados Unidos de forma favorável, nível mais baixo em 40 anos; confira as marcas mais boicotadas

Créditos: Pixabay
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Boa parte da população francesa está considerando boicotar marcas de produtos dos Estados Unidos para se opor à gestão de Donald Trump, que tem adotado diversas atitudes que sugerem um afastamento dos países europeus.

Uma pesquisa realizada pelo Ifop para o site turístico NYC.fr, publicada nesta terça-feira (28), aponta "o surgimento de um amplo movimento de boicote" no país europeu. Quase um em cada três franceses (32%) afirma já estar boicotando um ou mais produtos de uma marca, ou empresa estadunidense. 

O levantamento aponta ainda que 62% dos franceses apoiam os apelos ao boicote que se tornam cada vez mais frequentes na Europa, em especial depois dos anúncios de taxas alfandegárias por parte do governo dos EUA e da discussão entre Donald Trump e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na Casa Branca no início de março.

Além das ideologias

Segundo a sondagem, o apoio ao boicote transcende as divisões políticas: 72% dos eleitores de esquerda são a favor, assim como 65% dos que se posicionam na centro-direita e 51% daqueles que estão à direita.

Somente 25% dos cidadãos franceses veem os Estados Unidos de forma favorável, o nível mais baixo em 40 anos. E 57% disseram que estão prontos para parar de comprar produtos estadunidenses nos próximos meses.

"Este estudo revela um colapso sem precedentes da imagem dos Estados Unidos aos olhos dos franceses", aponta François Kraus, diretor do Ifop, ao Le Figaro.

Marcas mais boicotadas

As duas marcas mais boicotadas pelos franceses são duas das empresas americanas mais conhecidas no mundo. 

A Coca-Cola é alvo de boicote de 48% dos entrevistados, enquanto o McDonald's é alvo de 44%. Outras duas marcas de fast food estão entre os cinco primeiros, a Starbucks, com 15%, e o KFC, 12%. 

"Os setores mais afetados pelo boicote são aqueles onde os produtos são mais facilmente substituídos por alternativas não americanas", diz o estudo.

Na lista, as únicas duas marcas não alimentícias significativamente boicotadas pertencem ao bilionário Elon Musk. A Tesla é mencionada por 19% dos entrevistados, enquanto o X  é alvo de boicote por parte de 10%.

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