HISTÓRICO

VÍDEO - Angela Davis faz discurso poderoso contra Trump e o fascismo

Referência na luta antirracista nos EUA, a icônica militante comunista convoca os cidadãos estadunidenses a se levantarem contra a nova onda fascista que ameaça o mundo

VÍDEO - Angela Davis faz discurso poderoso contra Trump e o fascismo.Créditos: Reprodução redes sociais / Democracy Now
Escrito en GLOBAL el

A icônica militante antirracista Angela Davis fez um discurso poderoso durante o 2025 Peace Ball, evento que sempre ocorre durante a inauguração presidencial dos Estados Unidos, ou seja, a cada quatro anos, e reúne ativistas dos direitos civis para discutir paz, justiça e diversidade diante do governo que toma posse.

Apesar de coincidir com a inauguração presidencial dos EUA, o Peace Ball não tem vínculo algum com os presidentes que assumem o cargo, sendo um evento totalmente independente do governo que se inicia.

Dessa forma, o 2025 Peace Ball, realizado na terça-feira (21), contou com uma importante palestra da ativista e pesquisadora Angela Davis. Durante sua fala, ela destacou que, historicamente, os defensores dos direitos humanos e da democracia sempre enfrentaram desvantagens em relação àqueles que comandam as estruturas de poder, ressaltando a constante luta contra o fascismo.

"Muitas coisas estão acontecendo no mundo além da inauguração de alguém [Donald Trump] que representa o fascismo neste país e no mundo. E, se olharmos para trás, para as lutas por justiça e igualdade, percebemos que raramente existem momentos favoráveis para essas lutas", iniciou Angela Davis.

Em seguida, a histórica militante do Partido Comunista dos EUA afirmou que não se pode perder a esperança ou se render: "Nós sempre enfrentamos ondas de conservadorismo. E, ao mesmo tempo em que não podemos criar as condições para as lutas das quais nos encarregamos, podemos trazer a nossa determinação. Podemos trazer nossa visão para um futuro melhor."

Angela Davis concluiu relembrando um ditado de Martin Luther King: "Foi o Dr. King quem disse que não podemos nos render às decepções finitas. O que devemos fazer é confrontar essas decepções finitas com esperança infinita."

A íntegra do discurso de Angela Davis pode ser conferida no vídeo abaixo: 

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar