SUSTO

VÍDEO: O emocionante resgate de velejador e seu cão que ficaram à deriva em furacão

A embarcação em que estavam o homem e o cachorro foi encontrada por um helicóptero da Guarda Costeira da Flórida (EUA)

O velejador e seu cachorro no momento do salvamento.Créditos: Reprodução de Vídeo/Facebook U.S. Coast Guard Air Station Clearwater
Escrito en GLOBAL el

Uma aventura no mar quase acaba em tragédia. Um homem e seu cão foram dramaticamente resgatados pela Guarda Costeira, depois de ficarem à deriva em um veleiro durante a passagem do Furacão Helene, pela Flórida, nos Estados Unidos.

O furacão chegou à Flórida nesta quinta-feira (26), atingindo a categoria 4 em uma escala que vai até 5, ou seja, trata-se de um dos mais fortes a atingir os Estados Unidos em 2024.

O veleiro em que estavam o homem e seu cachorro foi encontrado por um helicóptero da Guarda Costeira da Flórida, perto da costa da Ilha Sanibel, próximo à cidade de Naples, uma das mais atingidas pelo fenômeno climático.

A Guarda Costeira informou que a embarcação começou a encher de água rapidamente. Um dos guardas desceu com uma corda até o mar e filmou o momento do resgate com uma câmera instalada no capacete.

O velejador e o cão precisaram pular no mar. O guarda amarrou os dois, que foram puxados para o helicóptero. Ambos estão bem.

Cinco mortes

O Helene se intensificou na noite de quinta (26), tocou o solo como furacão de categoria 4 na região noroeste da Flórida, já no início da madrugada de sexta-feira (27), pelo horário de Brasília.

Na manhã desta sexta, o furacão seguia pelo estado da Geórgia, já rebaixado à condição de tempestade tropical. Pelo menos cinco mortes foram confirmadas nos EUA em consequência do Helene, de acordo com informações da Associated Press.

O Centro Nacional de Furacões em Miami informou que o Helene chegou à costa por volta das 23h10 (horário local), próximo à foz do Rio Aucilla, na área do Big Bend, que fica na costa do Golfo da Flórida. A velocidade dos ventos, ao tocar o solo, foi estimada em 225 km/h.

Emergência

O estrado causado pelo Helene deixou mais de 1 milhão de casas e empresas sem energia na Flórida, e mais de 50 mil na Geórgia, conforme informações do site de monitoramento poweroutage.us.

Os governadores da Flórida, Geórgia, Alabama, Carolinas e Virgínia declararam emergência em seus respectivos estados.

Antes de chegar aos EUA, o furacão já tinha alagado parte da península de Yucatán, no México, na quarta-feira (25), inundando ruas e derrubando árvores, enquanto chegava à cidade de Cancún. Em Cuba, o Helene deixou mais de 200 mil casas e empresas sem energia ao passar pela ilha.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.