Com ventos de mais de 200 km/h, o Furacão Idalia atinge nesta semana a costa da Flórida, nos Estados Unidos, deixando um rastro de destruição pelas cidades onde passa. Nessa quarta-feira (30) autoridades estaduais confirmaram as mortes de 2 pessoas em decorrência do evento extremo.
Uma das mortes foi de um homem de 40 anos que dirigia seu veículo quando perdeu o controle por conta dos fortes ventos e bateu em uma árvore. A outra vítima, também um homem e morto da mesma maneira, tinha 59 anos. O primeiro caso ocorreu na localidade de Pasco e o segundo em Alachua.
Te podría interesar
Quando foi detectado, acreditava-se que o Furacão Idalia seria apenas uma tempestade tropical, mas logo as autoridades mudaram de ideia quando viram a tormenta se aproximar da costa com seus fortes ventos. Mais de 230 mil pessoas ficaram sem energia elétrica na região.
As imagens captadas do furacão são impressionantes. Em vídeo amplamente divulgado na internet é possível ver o momento que o epicentro do Idalia chega a Keaton Beach, na Flórida. A força das águas e dos ventos que invadem um bairro aparentemente turístico, à beira-mar, fica evidente. Em seguida, o vídeo mostra algumas casas completamente destruídas.
Te podría interesar
Um outro vídeo mostra imagens gravadas na última segunda-feira (28), quando o Idalia ainda estava em alto-mar e balançava um colossal navio petroleiro como se nada fosse.
Em coletiva de imprensa dada nesta quarta, o presidente Joe Biden comentou a tragédia, sem esquecer de incêndios florestais como o que assolou o Havaí nas últimas semanas. Para Biden, a realidade impõe que as mudanças climáticas sejam seriamente discutidas em todo o mundo.
“Não acredito que alguém ainda possa negar o impacto da crise climática, basta olhar ao redor. Estamos vivendo com inundações históricas, calor extremo, que têm causado danos significativos como nunca vimos antes. E não é só nos EUA, na Flórida ou no Havaí, mas em todo o mundo”, declarou.