IMPASSE

OEA aprova por unanimidade resolução sobre eleições na Venezuela

Proposta que tem adesão de Brasil e EUA cobra divulgação das atas eleitorais

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela.Créditos: Kremlin via Wikimedia Commons
Escrito en GLOBAL el

A Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou por unanimidade nesta sexta-feira (16) a proposta de resolução para as eleições da Venezuela feita pelos EUA com apoio do Brasil. O texto foi aprovado por todos os países-membros da organização.

A proposta mantém as cobranças em torno da divulgação das atas eleitorais. Em contrapartida, abre mão da necessidade de validação externa dos resultados.

O texto exige que o governo venezuelano, ocupado por Nicolás Maduro, garanta a integridade e preservação dos equipamentos e registros eleitorais impressos, além de garantir a segurança das representações diplomáticas espalhadas pelo país. A preocupação é com a segurança de cidadãos que eventualmente busquem asilo.

A proposta de resolução não prevê a realização de novas eleições, apenas a apresentação das atas e a recontagem dos votos, com o reconhecimento daquele que for nomeado vencedor do pleito. A ideia de uma nova votação foi aprovada pelos presidentes Lula (PT) e Gustavo Petro, da Colômbia, mas gerou irritação na Venezuela, tanto no madurismo quanto na oposição de extrema direita.