Em entrevista à Rádio Gaúcha nesta sexta-feira (16), o presidente Lula conversou com as jornalistas Andressa Xavier e Rosane de Oliveira sobre diversos temas, incluindo a questão venezuelana.
Pressionado pelas jornalistas a falar sobre as eleições de 28 de julho vencidas por Maduro e questionadas pela oposição, Lula foi enfático: quer ver os resultados eleitorais desagregados.
Te podría interesar
VÍDEO: Lula explica por que não tem relação com Bolsonaro
"O problema da Venezuela será resolvido pela Venezuela", disse o presidente. "O que eu estou pedindo para poder reconhecer? Eu quero pelo menos saber se foi verdade os números. Cadê a ata? Cadê a aferição das urnas? O que eu quero saber é o seguinte: aqui no Brasil, se o cidadão entrar na internet, ele vai saber quantos votos o Lula teve em cada cidade do Rio Grande do Sul", afirmou.
Te podría interesar
Lula também adicionou que o Ocidente falhou com a Venezuela ao reconhecer Juan Guaidó e por sequestrar reservas do país e entregá-las para o autoproclamado presidente do país. Isso, segundo Lula, minou a confiança do governo Maduro para com os ocidentais.
"Também é verdade que o mundo chamado democrático, a União Europeia e os Estados Unidos não agiram corretamente com a Venezuela. Ou seja, eles elegeram um tal de Guaidó para ser presidente da Venezuela. Só para você ter ideia da dimensão do absurdo, a reserva de ouro que a Venezuela tinha na Inglaterra de 31 toneladas de ouro foi dada sob a guarda desse Guaidó. Ele não era presidente da República", afirmou.
As jornalistas da Rádio Gaúcha também questionaram o presidente com a fatidica pergunta: o presidente considera a Venezuela uma ditadura ou uma democracia?
"Eu acho que a Venezuela vive um regime muito desagradável. É uma ditadura? Não, não acho que é uma ditadura.É diferente de uma ditadura. É um governo autoritário, mas não é uma ditadura como a gente conhece tantas ditaduras nesse mundo", afirmou.
"O que eu acho é que a Venezuela é um país interessante para o Brasil.É um país que tem quilômetros de fronteira com o Brasil. É um país que o Brasil chegou a ter quase 5 bilhões de superávit comercial. É um país que pode ser um grande parceiro do Brasil na construção de uma força política", completou o presidente.
Confira a entrevista completa de Lula à Rádio Gaúcha desta sexta-feira (16):