DERROTA

Por que McDonald´s perdeu direito de exclusividade da marca Big Mac

A decisão tem relação com uma disputa chamada de “A batalha dos hambúrgueres”; entenda

Imagem Ilustrativa.Créditos: Pixabay
Escrito en GLOBAL el

McDonald´s sofreu uma derrota significativa no Tribuna Geral da União Europeia (UE). Com isso, a empresa perdeu o direito de usar, com exclusividade, a marca Big Mac para a versão de frango de seu sanduíche mais famoso na UE.

A decisão, anunciada nesta quarta-feira (5), foi tomada a partir de uma disputa da gigante mundial de fast food contra a rede irlandesa Supermac.

A briga chamada de “A batalha dos hambúrgueres” é antiga. Em 2017, a Supermac tentou revogar a marca Big Mac. O Instituto da Propriedade Intelectual da UE chegou a atender ao pedido. Porém, recuou após apelação do McDonald’s.

Mas, nesta quarta (5), o Tribunal retificou a decisão e determinou que a rede estadunidense não pode reivindicar proteção da marca para a versão de frango do Big Mac.

Apesar da medida, a utilização do nome no sanduíche com carne bovina segue sendo exclusivo do McDonald´s.

A Corte considerou que a companhia estadunidense, que tem sede em Chicago, não apresentou provas suficientes que demonstrassem a utilização contínua da marca Big Mac para os sanduíches de frango, no período de cinco anos, nos 27 países do bloco europeu. Este seria o requisito para o exercício do direito à propriedade exclusiva.

Big Mac, versão frango - Foto: Reprodução/McDonald´s

Frango, o motivo da discórdia

O sanduíche de frango, pivô da briga, é considerado uma edição especial na União Europeia, mesmo sendo mais comum nos Estados Unidos e no Reino Unido.

O lanche segue a mesma receita da versão tradicional (molho especial, alface, queijo e picles em pão de gergelim). A diferença é que são dois hambúrgueres de frango.

“Sabíamos, quando assumimos a batalha, que se tratava de um cenário de Davi contra Golias. O objetivo original do nosso pedido de cancelamento era esclarecer o uso de bullying de marca registrada por essa multinacional para sufocar a concorrência”, destacou, em nota, Pat McDonagh, diretor administrativo da Supermac.

O McDonald’s, por sua vez, alegou que a decisão da UE não afeta o direito da empresa de usar a marca registrada Big Mac. Também via comunicado, a empresa disse que segue entusiasmada para “servir com orgulho as comunidades locais”.