MUDANÇA

Andrey Belusuov: quem é o novo comandante das forças russas e o que muda com a saída de Shoigu

Decisão de Putin pegou o mundo de surpresa e é mais uma demonstração de força política do Kremlin

Andrey Belusuov será o novo nome de Putin para a guerra na UcrâniaCréditos: govru
Escrito en GLOBAL el

O novo comandante do Ministério da Defesa da Federação Russa foi anunciado neste sábado (11) e se trata do economista e político Andrey Belusuov.

Ele entra no lugar do militar de longa experiência Sergei Shoigu, ligado à velha guarda das forças armadas russas e rechaçado pelos mercenários do Grupo Wagner.

O novo comandante da guerra será um civil com enfoque na área econômica e política, enquanto Shoigu passa a ser um conselheiro de Putin, mantendo seu status dentro do jogo de forças do Kremlin.

Quem é Andrey Belusuov?

Andrey Belousov é um economista e político russo que ocupou várias posições de alto escalão no governo russo. Belousov possui um doutorado em economia e se formou com honras na Universidade Estadual de Moscou Lomonosov, Departamento de Economia, em 1981.

Ligado politicamente ao grupo do Rússia Unida e ao alto escalão do governo Putin, seu principal trabalho vem da área econômica.

A carreira de Belousov no governo começou na década de 1980, quando trabalhou como pesquisador e posteriormente como chefe de laboratório no Instituto Central de Matemática Econômica e no Instituto de Previsão Econômica da Academia Russa de Ciências.

Nos anos 2000, trabalhou com Putin como assessor externo e posteriormente como vice-ministro do Desenvolvimento Econômico e Comércio de 2006 a 2008.

Em 2008, Belousov tornou-se Diretor do Departamento Governamental de Economia e Finanças, cargo que ocupou até sua nomeação como Ministro do Desenvolvimento Econômico em maio de 2012. Ele atuou nessa capacidade até junho de 2013, quando foi nomeado Assistente Econômico Presidencial.

Em 21 de janeiro de 2020, Belousov foi nomeado primeiro vice-primeiro ministro da Rússia. Ele brevemente serviu como primeiro-ministro interino da Rússia em abril e maio de 2020, após o diagnóstico do Primeiro-Ministro Mikhail Mishustin com COVID-19.

Agora, assume a pasta de defesa em meio a avanços russos no campo de batalha e a derrota de Zelensky em diferentes frentes no Donbass.

Sucesso econômico russo

Belusuov é apontado como uma das figuras responsáveis pelo sucesso da economia russa no pós-guerra de 2022.

Em 2023, o PIB da Rússia cresceu 3,6%, após uma contração de 1,2% em 2022.

O Ministério do Desenvolvimento Econômico prevê um crescimento de 2,3% no PIB russo para o ano inteiro de 2024.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) espera que a economia da Rússia cresça mais rápido do que todas as economias do G7 este ano, mas menos do que as economias emergentes da Europa, com uma previsão de 2,6%.

Produção de armas e munições financiadas pelo Estado: O conflito na Ucrânia impulsionou um crescimento significativo na indústria de defesa, com cerca de 60-65% do aumento da produção industrial atribuído a esse setor.

Aumentos salariais e baixas taxas de juros têm sustentado o consumo privado, que se recuperou em 2023, além da mobilização de uma verdadeira economia de guerra.