PARECE PIADA

VÍDEO: Milei usa dados falsos ao vivo, passa vergonha e é humilhado por "robô"

Presidente argentino utilizou informações de bot para provar que preços estavam caindo e foi desmentido pela própria conta

Javier Milei é enganado por bot de TwitterCréditos: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Em uma cena digna de filme de comédia, o presidente argentino Javier Milei passou por uma das maiores vergonhas de sua curta trajetória política nesta semana.

Durante sua presença em um programa de rádio argentino, ele discutia a eficácia de seu projeto anti-inflacionário com corte de gastos e aumento da pobreza no país.

Os resultados do corte e do sangramento ainda não vieram: a inflação de março ficou em 14%, menor do que os 25% de janeiro, mas em um resultado ainda insuficiente para tirar o país da desvalorização acima dos 100% definida como meta pelo governo Javier Milei.

Para tentar afirmar que os preços estavam abaixando, Milei utilizou uma conta chamada 'Jumbot' no Twitter, que seria uma suposta métrica baseada em preços do supermercado Jumbo online.

"Queda de preço! Passamos de 5,22 para -4,52 [em termos percentuais]. A inflação vai descambar", disse Milei no ao vivo.

O problema é que nenhum dos números era real. Logo após ser citada por Milei, a conta Jumbot fez uma publicação esclarecendo a fala do presidente.

"Esta conta é um experimento social. Nunca analisou preços, nem houve bot que acompanhasse os produtos Jumbo. Mas serviu para uma coisa: ver a necessidade que muitos têm de mostrar resultados que a realidade lhes nega", afirmou a postagem.

Veja vídeo:

Nos comentários, os usuários elogiaram a atitude de guerrilha dos administradores do bot. "O economista supostamente especialista foi enganado por uma conta estúpida no Twitter. Milei vive em sua realidade paralela, é um perigo para todos", disse um.

"Pedimos desculpas àqueles que tiraram esperança dos nossos dados, incluindo o Presidente. Só temos um pedido: siga-nos se quiser ser surpreendido com novas trollagens deste calibre no futuro", completou a conta.