MISTÉRIO

O que se sabe sobre a brasileira encontrada morta em quarto de hotel em Paris

Maria Rita Bispo dos Santos, de 43 anos, era formada em física e chegou a dar aulas de sua disciplina, além de química e matemática

Maria Rita Bispo dos Santos.Créditos: Arquivo Pessoal
Escrito en GLOBAL el

Existem mais perguntas do que respostas sobre a morte da brasileira Maria Rita Bispo dos Santos, de 43 anos, encontrada sem vida em um quarto do Hotel De L'Europe, em Paris, na França, em 13 de janeiro de 2024. Ela apresentava um corte profundo no pescoço.

Maria era formada em física pela Universidade Estadual Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, na Bahia, e chegou a dar aulas de sua disciplina, além de química e matemática.

A polícia da França crê que a brasileira tenha sido recrutada como “mula” por narcotraficantes. “Mula” é o termo utilizado para pessoas que transportam drogas dentro do próprio corpo, para entregarem a bandidos em outros países.

Ainda conforme informações dos agentes locais, um brasileiro que está foragido é o principal suspeito de estar envolvido no crime.

Entretanto, o policial militar (PM) Anderson Bispo dos Santos Santana, de 42 anos, irmão de Maria, afirmou nesta quarta-feira (7) à coluna de Josmar Jozino, no UOL, que tem sérias dúvidas do envolvimento dela com drogas.

Os policiais se baseiam em um fato que ocorreu em seguida da morte de Maria: duas outras brasileiras foram presas no Aeroporto Charles de Gaulle, na capital francesa.

Ouvidas pelas autoridades locais, ambas confessaram ser “mulas” do tráfico e, além disso, afirmaram que Maria Rita também tinha transportado drogas em seu corpo do Brasil para a França.

Apesar das afirmações, não foram encontradas drogas em poder das três mulheres. A Polícia Federal (PF) do Brasil está investigando uma rede de narcotraficantes especializada em aliciar mulheres do Sudeste, Norte e Nordeste do país.

Vaquinha para traslado

Além de lidar com a tragédia, a família de Maria não tem R$ 30 mil para trazer o corpo, que está no Instituto Médico Legal (IML) de Paris há três semanas.

Por isso, os parentes criaram uma vaquinha online. Até a manhã desta quinta-feira (8), tinham sido arrecadados R$ 4.800. A brasileira corre o risco de ser enterrada como indigente.

O irmão da vítima relatou que o corpo de Maria foi encontrado por uma camareira do hotel. Havia toalhas sujas de sangue e indícios de que houve luta corporal no banheiro do quarto. O celular da brasileira estava quebrado e foi apreendido pelos policiais.

Anderson revelou, ainda, que a irmã conhecia inúmeros países, pois trabalhou em navios e viajava muito. Maria deixou um filho de 3 anos.