RISCO À SAÚDE

Agência dos EUA eleva alerta sobre 'recall' de ovos ao nível mais alto; entenda a gravidade

Consumo dos ovos recolhidos de famosa rede atacadista pode "causar consequências adversas graves à saúde ou morte", segundo a classificação da agência

FDA reclassificou alerta sobre ovosCréditos: Pixabay
Escrito en GLOBAL el

A Food and Drug Administration (FDA), agência do governo dos EUA que, entre outras funções, regulamenta a segurança, qualidade e eficácia de alimentos no país, elevou o recall de ovos vendidos pela rede atacadista Costco ao seu nível de alerta mais alto. 

Isso indica que o consumo dos ovos recolhidos pode "causar consequências adversas graves à saúde ou morte", segundo a classificação da agência.

No final de novembro, a Handsome Brook Farms havia emitido inicialmente um recall voluntário de 10.800 unidades de varejo de ovos orgânicos de galinhas criadas em pasto da marca Kirkland Signature, própria da Costco, porque estes ovos teriam o potencial de estarem contaminados com salmonella, bactéria capaz de causar infecções graves e às vezes fatais em crianças com menos de cinco anos, pessoas frágeis ou idosas e outras com sistemas imunológicos enfraquecidos.

As unidades haviam sido distribuídas em 25 lojas Costco nos estados do Alabama, Geórgia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Tennessee a partir de 22 de novembro de 2024.

Quando o recall foi anunciado no mês passado, nenhuma doença havia sido relatada ainda. O FDA não respondeu, após a reclassificação do alerta, sobre alguma possível doença relacionada aos ovos recolhidos.

O que é a salmonella

A salmonella é a principal causa de doenças transmitidas por alimentos, hospitalizações e mortes nos Estados Unidos, conforme as informações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e é responsável por 26.500 hospitalizações e 420 mortes todos os anos nos Estados Unidos.

Os sintomas comuns incluem febre, diarreia e cólicas estomacais e a maioria das pessoas pode se recuperar sem tratamento em cerca de uma semana, com exceção dos grupos mais vulneráveis citados acima.

Com informações de Quartz

Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar