COPIA E COLA

Milei é acusado de plagiar seu discurso da ONU de uma série de tevê

Presidente da Argentina copiou fala de personagem de Martin Sheen em 'The West Wing'; não é a primeira vez que ele é denunciado por usar textos que não são dele

Créditos: Fotomontagem (Wikipedia e ONU Fotos) - Discurso de Javier Milei na ONU é cópia de monólogo de série estrelada por Martin Sheen
Escrito en GLOBAL el

Javier Milei, presidente da Argentina, foi acusado mais uma vez de plágio. Dessa vez, trata-se do discurso proferido durante a Assembleia-Geral da ONU no qual ele replica uma fala do personagem Josiah Bartlet, interpretado por Martin Sheen na série estadunidense The West Wing.

De acordo com matéria do veículo progressista argentino Página12, um vídeo que viralizou nas redes (veja abaixo) mostra as semelhanças entre o discurso de Milei e uma cena da série.

Essa não é a primeira vez que Milei é acusado de plágio. Ele já foi denunciado por copiar textos de economistas chilenos e pesquisadores do Conicet em seus livros anteriores, como Capitalismo, Socialismo e a Trapa Neoclássica.

LEIA TAMBÉM: Milei é acusado de plágio em seu novo livro

O discurso de Milei na ONU proferido no dia 24 de setembro repetiu sua abordagem anarcocapitalista já vista em sua estreia no Fórum de Davos. Dessa vez, ele copiou palavra por palavra um monólogo do personagem interpretado por Sheen na série que fez sucesso no final dos anos 1990.

O resultado: uma cópia quase idêntica, com muitos anos de diferença entre os discursos. "Acreditamos na liberdade de culto para todos. E, como hoje o que acontece em um país impacta rapidamente em outros, acreditamos que todos os povos devem viver livres da tirania e da opressão", foi um dos trechos plagiados por Milei, que foi acompanhado de perto por sua irmã Karina, a chanceler Diana Mondino e o ministro da Economia, Luis Caputo.

O trecho plagiado está no 15º episódio da quarta temporada da série. Além disso, há semelhanças entre o monólogo de Martin Sheen na série e o encerramento do discurso de Milei na ONU. Ele repete suas análises anarcocapitalistas, criticando a ONU por sua suposta condição "socialista" e qualificando as quarentenas da pandemia de covid-19 como um "crime contra a humanidade".

Os plágios de Milei

Milei já foi acusado de plágio meses atrás, durante a apresentação de seu livro Capitalismo, Socialismo e a Trapa Neoclássica. A mídia argentina revelou que o presidente copiou trechos inteiros de textos de pesquisadores do (Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet) e de economistas chilenos.

Um dos trechos copiados veio de um artigo de 2000, escrito por Verónica Mies e Raimundo Soto, da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Outro plágio foi identificado em um texto de 2007 de pesquisadores do Conicet sobre teorias econômicas e o mercado de trabalho.

Na preparação para a apresentação do livro, também foi revelado que Milei já havia sido acusado de plágio no livro Pandenomics (2022). Na época, o porta-voz Manuel Adorni rejeitou as acusações, afirmando que "tudo estava dentro dos limites da Lei de Propriedade Intelectual" e descreveu a denúncia de plágio de 2022 como "uma grande farsa".

"Quem pensar assim ou sustentar essa visão pode fazer a denúncia correspondente", afirmou Adorni. No caso do discurso de Milei na ONU, as evidências de plágio são bastante claras. Agora, resta saber se o roteirista Aaron Sorkin, criador da série The West Wing, tomará medidas legais contra Milei pelo plágio do monólogo do capítulo 15 da quarta temporada.

A série The West Wing foi ao ar de 1999 a 2006. A trama se passa nos bastidores da Casa Branca e acompanha a equipe do fictício presidente dos Estados Unidos, Josiah Bartlet, interpretado por Martin Sheen.

O programa ficou conhecido por diálogos rápidos, temas políticos e sociais complexos e a tentativa de criar um retrato idealista da política de Washington. Recebeu elogios da crítica e conquistou vários prêmios, incluindo o Emmy de Melhor Série Dramática. No Brasil, não está está disponível em plataformas de streaming.

Confira 

Siga os perfis da Revista Fórum e da jornalista Iara Vidal no Bluesky